VIII Campus de Férias Pedagógico

Campus

Depois do sucesso das sete edições anteriores, e da participação e envolvência de mais de 550 crianças e jovens oliveirenses neste projeto de âmbito social, o executivo da Freguesia de Oliveira do Hospital e São Paio de Gramaços promove, pelo oitavo ano consecutivo, o seu “Campus de Férias Pedagógico” aberto, direcionado a crianças dos 6 aos 12 anos.

Um projeto que desde o seu início tem como prioritárias beneficiárias, e de forma gratuita, crianças sinalizadas pelo Contrato Local de Desenvolvimento Social (C.L.D.S.) e pela Comissão de Proteção de Jovens e Crianças em Risco (C.P.C.J.), proporcionando-lhes assim uma melhor integração social e uma partilha de várias iniciativas de grupo com outras crianças, durante duas semanas.

Também integram este “Campus de Férias Pedagógico”, crianças oliveirenses de outros quadrantes sociais e económicos.

Visam os principais objetivos deste projeto, o de: promover o gosto pelo património cultural, histórico e natural local; proporcionar atividades lúdico-pedagógicas aos beneficiários durante um período de ausência letiva; auxiliar os pais e encarregados de educação na ocupação dos tempos livres dos seus educandos; facilitar o contacto com a natureza através da dinamização de atividades ao ar livre; desenvolver o gosto pela prática desportiva, contribuindo para o gosto por hábitos e estilos de vida saudáveis.

O “VIII Campus de Férias Pedagógico” decorre este ano, entre os dias 21 de agosto e 1 de setembro.

Coordenado superiormente em sistema de voluntariado pelos membros do executivo de freguesia, Ana Paula Silva e Nuno Oliveira, mentores deste projeto, e pela escuteira chefe Clotilde. O mesmo conta este ano com 55 crianças usufruentes, as quais, mais uma vez, contarão com uma planificação diversificada no número e tipo de atividades a desenvolver, tais como: arqueologia, artes plásticas, basquetebol, disco-dance, equitação, escutismo, futebol, intercâmbio com idosos, jogos tradicionais, patinagem, natação, radiofonia, ténis, viagens temáticas e workshops de culinária, igualdade de género e pinturas faciais. Serão ainda contempladas com uma refeição completa (almoço) e dois suplementos de refeição (lanches) diários, um kit de material alusivo ao evento (mochila, boné, t-shirts, …), material logístico para a realização de várias atividades, transporte coletivo gratuito quando necessário e um seguro de acidentes pessoais.

Esta iniciativa conta ainda com a envolvência de 26 jovens monitores e subcoordenadores de grupo, advindos maioritariamente da candidatura da autarquia aos programas “Férias Ocupadas” e “Jovem Mais Solidário”, assim como, com a colaboração de várias Associações e Instituições da freguesia nas monitorizações específicas de várias atividades. São ainda parceiros desta iniciativa, o Município e o Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.