Vila Franca da Beira em festa “indiferente” ao anúncio de extinção da freguesia

Folha do Centro - Vila Franca da Beira em festa “indiferente” ao anúncio de extinção da freguesia

Junta comemora 25 anos da criação da Freguesia.

Seria uma data marcante, não fosse a ameaça que paira sobre a extinção da mais recente autarquia do concelho. Criada há apenas 25 anos, Vila Franca da Beira parece, todavia, indiferente ao anúncio de extinção da Junta de Freguesia, lançando mais umas comemorações alusivas ao aniversário.

“Deus queira que isto não vá para a frente e que a gente tenha sorte, também já nos tiraram quase tudo, qualquer dia fica aqui um deserto”, desabafa Maria Alice, uma vilafranquense, que tal como muitas outras, se tem juntado à luta contra a extinção da freguesia, em várias manifestações onde o povo de Vila Franca tem marcado presença. “Isto é um bem que a gente aqui tem, precisamos de um documento, de uma fotocópia, temos ali sempre gente, se a junta for embora é uma perda muito grande”, afirma a habitante, temendo que atrás da Junta, encerrem também a escola primária.

“Já nos levaram o posto médico, agora querem levar a Junta, e já falam na escola, qualquer dia tiram tudo ao povo”, diz, lembrando que “há muita gente idosa que não se pode deslocar a pé” para a futura sede de freguesia em Ervedal da Beira. “É péssimo se isto fechar porque a Junta tem presta um bom serviço, sobretudo à população mais idosa”, refere um jovem empresário de Vila Franca, receando que com a união com o Ervedal, a freguesia perca “algumas melhorias” como tem tido até aqui. (leia mais na edição impressa)

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.