“Violência contra as mulheres: uma inevitabilidade sociológica e histórica?”

Folha do Centro - “Violência contra as mulheres: uma inevitabilidade sociológica e histórica?"

O Departamento de Ciências Sociais e Humanas do AEOH promove no dia 25 de novembro – Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres – um debate intitulado “Violência contra as mulheres: uma inevitabilidade sociológica e histórica?”

A emancipação da mulher no mundo ocidental faz parte da História recente, há cem anos muitos grupos de mulheres tiveram de lutar arduamente pelos seus direitos. Em Portugal, só há 41 anos a mulher adquiriu plena igualdade de direitos na lei, mas, infelizmente, não os conseguiu ainda na prática.

A violência contra a mulher está provada por séculos de História e era ainda tida como “normal” na sociedade portuguesa de há umas décadas, muito marcada pelos valores retrógrados do Estado Novo.

Como entender hoje a persistência da violência? Será a “Violência contra as mulheres: uma inevitabilidade sociológica e histórica?”

O Departamento de Ciências Sociais e Humanas do AEOH promove no dia 25 de novembro – Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres – um debate com várias personalidades/entidades sobre o tema. Este decorrerá no auditório do Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital, pelas 10.20H, é dirigido aos alunos do 12.ºano, mas está aberto à comunidade.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.