“Violência Doméstica Vs Igualdade de Género”: Sensibilizar para proteger

Folha do Centro - “Violência Doméstica Vs Igualdade de Género”: Sensibilizar para proteger

A Biblioteca Pública Municipal João Brandão recebeu no passado sábado, 19 de março, a palestra “Violência Doméstica Vs Igualdade de Género”, com a presença da deputada Elza Pais, promovida pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Tábua.

A Sessão de abertura contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Tábua, Mário Loureiro, e da Vice-presidente da autarquia, Ana Paula Neves, tendo o primeiro dado as boas vindas a todos os presentes, salientando a importância do tema em abordagem, não só ao nível da Violência Doméstica, como da Igualdade de Género, reforçando a importância do Plano Municipal para a Igualdade de Tábua, que está a ser implementado na autarquia.

A deputada Elza Pais esclareceu e sensibilizou a plateia para ambas as temáticas e para a forma como se relacionam, salientando que a violência doméstica continua a ser a principal forma de agressão contra as mulheres e que, nos últimos anos, as mortes têm aumentado, sendo o principal dever da sociedade denunciar e, sobretudo, proteger as vítimas. Referiu ainda que, embora tenha havido alguns progressos nos últimos anos, “há ainda um longo caminho a percorrer”.

Numa plateia maioritariamente feminina, técnicos de autarquias e de CPCJ colocaram algumas questões, sendo desse modo promovido um debate que abordou não só a temática em questão, mas muitas outras bastante pertinentes e de alguma forma ligadas ao tema principal. De salientar, ainda, a presença de duas vereadoras dos concelhos limítrofes de Arganil e Carregal do Sal.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.