Volta a Portugal liga três monumentos nacionais em Oliveira do Hospital

Folha do Centro - Volta a Portugal liga três monumentos nacionais em Oliveira do Hospital

Pelotão da Volta promete animar o concelho no próximo dia 14.

A 79ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta promete animar o concelho de Oliveira do Hospital no próximo dia 14. A etapa rainha que vai ligar, este ano, a Lousã à Guarda, com subida à Torre, tem passagem assegurada na próxima segunda-feira no concelho oliveirense, percorrendo as três freguesias onde se localizam os três monumentos nacionais do município.

Este ano, a Volta a Portugal em Bicicleta tem associado o tema do “conhecimento”, razão pela qual a 9ª etapa da prova contempla a passagem por estas localidades, com imóveis classificados como monumentos nacionais. Inicialmente estava apenas prevista a passagem do pelotão junto ao Arco Romano da Bobadela e à capela dos Ferreiros, na cidade de Oliveira do Hospital, mas a Câmara Municipal conseguiu a ligação a outro dos monumentos nacionais concelhios, que é a Igreja Moçárabe de Lourosa.

A ideia, segundo a vereadora da Cultura da Câmara de Oliveira do Hospital, Graça Silva, é ligar “os três monumentos nacionais” que existem no concelho, considerando esta “uma grande jornada para a promoção do património nacional e do turismo” a nível local. Com o objetivo de dar ainda mais visibilidade aos três monumentos, estes vão estar de portas abertas durante o dia de segunda-feira, possibilitando ao público que está ou vem assistir à Volta a Portugal nesse dia visitar estes espaços.

Com passagem assegurada, este ano, em três freguesias do concelho de Oliveira do Hospital, o presidente da Câmara, José Carlos Alexandrino, não esconde que no próximo ano, o objetivo será Oliveira do Hospital voltar a receber uma partida ou uma chegada de uma etapa da prova rainha do ciclismo nacional, aventando mesmo a hipótese de esta poder ser feita no Monte do Colcurinho, Aldeia das Dez.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.