O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial da Lousã, no dia 4 de março, realizou uma operação de combate à criminalidade e deteve 12 pessoas, com idades compreendidas entre os 21 e os 48 anos, no concelho de Oliveira do Hospital.
Na sequência de uma operação especial de prevenção criminal, foi efetuada uma operação de fiscalização rodoviária em vários acessos a um evento que iria decorrer nessa localidade. Nessa sequência, os militares da GNR encetaram diligências policiais, com o objetivo de averiguar a existência de produtos estupefacientes ou armas em circulação, que culminou com a detenção de 11 pessoas por tráfico de estupefacientes, e uma detenção por tráfico de estupefaciente e posse de armas proibidas.
Esta operação permitiu apreender diverso material destacando-se, 23 doses de cocaína; 259 doses de haxixe; 49 doses de canábis; 285 doses de MDMA; 25 doses de anfetaminas;18 selos de LSD; uma arma branca e um bastão de madeira.
Da ação resultou ainda a elaboração de 45 autos de contraordenação por consumo de estupefacientes.
A ação policial contou com o empenhamento de 70 militares do dispositivo territorial, do Destacamento de Intervenção (DI), do Destacamento de Trânsito (DT) e da estrutura de investigação criminal do Comando Territorial de Coimbra e pelas valências cinotécnicas do Comando Territorial de Aveiro e do Comando Territorial de Viseu.
Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Oliveira do Hospital e os autos de contraordenação à Comissão para a Dissuasão de Toxicodependência de Coimbra.