A Delegada de Saúde Pública de Oliveira do Hospital garante que já foram testadas mais de 12 pessoas com ligações ao aluno da Escola Secundária que está infetado com Covid-19, juntamente com o pai e a mãe, incluindo colegas e amigos “mais íntimos”.
Guiomar Sarmento garante que a situação está “sob controle” e que os possíveis contactos de risco associados a esta cadeia estão todos a ser avaliados. Esta sexta feira e depois do alarme social provocado pelo aparecimento do primeiro caso no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), a Delegada de Saúde confirma a testagem de alguns colegas de escola, que possam ter tido contacto “sem máscara” com o jovem aluno do 11º ano. A médica de saúde pública entende que a haver contágio neste caso, o mais provável é este ter acontecido fora da escola, porque na escola “andam todos de máscara”.
“Os contactos estão todos identificados e quem tem de fazer teste, e conforme os resultados vamos avaliando os riscos associados”, adianta a delegada de saúde, lembrando que a direção da escola não podia colocar a turma em quarentena, uma vez que “neste momento não temos um surto, temos apenas um caso”. “Só se houver mais de dois casos é que é considerado surto”, explica, notando que os alunos só podem ser mandados para casa nessa situação, pois “são ordens superiores”.
Adianta, todavia, que “não esteve à espera que nos caiam os casos no colo”, pedindo logo ontem (5ª feira) “testes aos colegas mais próximos, bem como a pessoas próximas da mãe que também testou positivo”, afirma Guiomar Sarmento, referindo que não se pode testar “toda a gente”, mas apenas de “acordo com a avaliação de risco”. “Estamos todos a trabalhar intensamente 24 sobre 24 horas”, garantiu, aproveitando para tranquilizar os pais e encarregados de educação relativamente a este caso de Covid -19 no AEOH , uma vez que todos os contactos de “risco” do aluno e da mãe “estão identificados”, aguardando-se até à próxima segunda feira a realização de mais testes. “Fiquem tranquilos porque está tudo a ser feito de forma transparente e de acordo com as regras” concluiu, não tendo dúvidas que “se está a fazer um bom trabalho em defesa da saúde das populações”.
O concelho de Oliveira do Hospital regista até sexta feira 17 casos activos de Covid-19, estando ainda identificados 76 contactos e 180 pessoas em vigilância ativa.