Uma noite de festa e glamour para homenagear e enaltecer o trabalho dos agentes desportivos. Foi assim mais uma edição – a quarta – da Gala do Desporto de Oliveira do Hospital, que teve lugar no passado dia 20, na Casa da Cultura César Oliveira.
Com esta gala anual, a Câmara Municipal pretende prestar uma homenagem de reconhecimento a todos quantos, na época transata, contribuíram decisivamente para a projeção do desporto no concelho de Oliveira do Hospital.
Na edição deste ano, que contou com a participação, enquanto apresentador, do conhecido músico André Sardet e da oliveirense Ângela Cunha, foram atribuídos 14 prémios, nas seguintes categorias:
Treinador do ano (formação); Atleta do ano (formação); Atleta Jovem Revelação do Ano – um prémio que distinguirá 9 jovens desportistas –; Equipa do ano (formação); Treinador do ano (sénior); Atleta do ano (sénior); Dirigente do ano; Equipa do ano (sénior); Evento desportivo do ano; Prémio Dedicação; Prémio Reconhecimento; Clube/Associação Desportiva do ano; Prémio Carreira e, por último, o Prémio Memória.
Nesta Gala – sempre aguardada com grande expetativa – a CMOH distinguiu ainda os agentes desportivos que têm vindo a ser reconhecidos pelo executivo municipal, nas reuniões camarárias, através de votos de reconhecimento.
A atribuição das distinções resultou de um processo de avaliação e seleção da responsabilidade de uma comissão de avaliação constituída por elementos de clubes federados do concelho e de dois convidados, que ficaram responsáveis pela apresentação das propostas, discussão e votação.
Atualmente, o Município de Oliveira do Hospital conta com mais de 700 atletas – maioritariamente com idades inferiores a 18 anos – que se encontram distribuídos por 11 modalidades desportivas federadas.
Sublinhando que Oliveira do Hospital se vem afirmando como um concelho que persegue sempre o lema do “desporto para todos”, o vereador responsável pelo pelouro do desporto, Nuno Ribeiro, classifica esta Gala como um evento que constitui uma singela homenagem a cidadãos que através da sua entrega à causa desportiva no concelho, contribuem decisivamente para que Oliveira do Hospital seja um concelho de referência ao nível do dinamismo desportivo. Também o presidente do Municipio e “homem do desporto”, José Carlos Alexandrino, enalteceu a “enorme diversidade” desportiva do concelho, o que constitui “uma grande riqueza que ninguém nos tira”, referiu. Alexandrino destacou ainda a sua preocupação e do município em apoiar o desporto, em particular a formação, o que acontece, afirmou sem descurar os restantes apoios aos oliveirenses numa altura em que o concelho renasce da tragédia do passado mês de outubro.
Votos de Reconhecimento Municipal
Marta Lobo (Atletismo)
Gonçalo Borges (Atletismo)
Nuno Amaro (Treinador Atletismo)
José Carlos Pinto (Atletismo)
Associação Melhoramentos Póvoa Quartas – Gomark Bikes (BTT)
Associação Desportiva de Lagares da Beira (Futebol)
ARCIAL – Parahóquei
CCPOH (Seção do Pedal)
Marco Marques (Parahóquei)
Miguel Jorge (Atletismo)
Treinador do Ano (Formação): Diogo Brantuas (Futebol/Hóquei FCOH)
Atleta do Ano (Formação): Miguel Jorge (Atletismo)
Atleta Jovem Revelação do Ano (9 Atletas):
Lia Marques Jovem tenista do Clube de Ténis de Oliveira do Hospital;
Ana Rita Almeida do Clube de Ginástica de Oliveira do Hospital.
Rafaela do Futebol Clube de Oliveira do Hospital – Secção de Hóquei em Patins
Roberto Carvalho da ARCED – Escola de Futebol e Futsal
Ricardo Lino do CCPOH – Ténis de Mesa
André Mendes da Associação Desportiva Nogueirense
Tomás Aidos do Futebol Clube de Oliveira do Hospital – Futebol
Francisco Bento do Sampaense Basket
Mariana Costa do CAOH – Clube Atlético de Oliveira do Hospital
Equipa do Ano (Formação): Sub14 Sampaense Basket
Treinador do Ano (Sénior): Rafael Gomes (AMPQ)
Atleta do Ano (Sénior): Marco Marques (ARCIAL)
Dirigente do Ano: Rui Pedro
Equipa do Ano (Sénior): Arcial – Parahoquei
Evento Desportivo do Ano: 3ª Corrida do Alva (CAOH)
Prémio Dedicação: Fernando Lobo
Prémio Reconhecimento: Lucinda Veloso (Sampaense)
Clube / Associação Desportiva do Ano: AD Lagares Beira
Prémio Carreira: Paulo Alves
Prémio Memória: José Brito
Fonte: Rádio Boa Nova