Escolas da Cordinha e Lagares da Beira assinalaram 25 anos de um projeto educativo inovador

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital comemorou, este fim de semana, o 25.º aniversário das escolas básicas da Cordinha e de Lagares da Beira, inauguradas em 1993. Na altura designados como escolas básicas integradas, os dois estabelecimentos de ensino foram pioneiros na definição de um projeto pedagógico que integrava alunos do 1.º ao 9.º ano e que revolucionou os modelos de organização escolar até então existentes no interior do país.

Debates e atividades culturais constituíram o núcleo das comemorações que começaram no dia 9 de novembro, em Lagares da Beira, e prosseguiram no dia seguinte, em Ervedal da Beira, onde se situa a escola da Cordinha. Nesta última realizou-se, no mesmo dia, a tradicional Feira de S. Martinho, evento que marca o calendário escolar daquela comunidade há já mais de uma década.

No dia 12 de novembro os dois estabelecimentos acolheram uma cerimónia que contou, entre outros convidados, com a presença dos dois presidentes das comissões instaladoras que, há um quarto de século, dirigiram os trabalhos do início de funcionamento das escolas.

Exit mobile version