A ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Oliveira do Hospital e Tábua entregou os prémios do sorteio de Natal aos primeiros cinco premiados – por razões sanitárias não marcaram presença os vencedores dos 180 vouchers a concurso – e também aos vencedores do concurso de “Montras de Natal” em Oliveira do Hospital.
Este ano, a campanha “Faça Compras no Comércio Local” envolveu 290 estabelecimentos comerciais de todo o concelho, que distribuíram pelos clientes um total de 14 600 senhas, mais que no anterior anterior, em que foram sorteadas 13 500, representando um investimento de 11 mil euros em prémios.
Também o concurso de “Montras de Natal” registou um crescimento em relação a 2020, com a participação de 52 montras, contra as 34 participantes do ano passado. Um crescimento assinalado pelo presidente da ADI, José Francisco Rolo, que agradeceu “o empenho que os comerciantes colocaram na realização das suas montras” e também a forma como o público participou, sendo responsável a par com o júri, pela escolha das montras vencedoras.
A votação do público é feita on line e tem um peso de 55% contra 45% do júri, o que tem um “efeito muito interessante”, na opinião do presidente da ADI, que é “levar cada pessoa a descobrir e a visitar cada uma das montras a concurso”. Há vários anos a lançar esta iniciativa na época natalícia, a ADI promete continuar as ações de promoção do comércio local com novas campanhas e novas iniciativas que estimulem as compras no comércio de Oliveira do Hospital.
“A ADI não vai parar” garantiu José Francisco Rolo, que deixou um desafio aos comerciantes para ajudarem a criar “uma dinâmica criativa” e levarem a ADI a promover mais eventos e mais iniciativas de promoção do comércio local ao longo do ano. “ A ADI é um espaço aberto a sugestões, é um espaço aberto a desafios”, afirmou, entendendo que também nesta área “temos de ser criativos e dinâmicos para fazer aquele «click» que nos leva a fazer compras no comércio local”. “O nosso comércio só se moderniza, só se fortalece, se nós entrarmos naquelas portas e fizermos compras” e “a nossa cidade só se valoriza se tiver um comércio de porta aberta”, considerou, em jeito de apelo, o presidente da ADI, que promete continuar a promover iniciativas que reforcem a capacidade de atração do comércio local.
Parceira desta campanha, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, pela voz da vereadora Graça Silva, reconheceu a sua “extrema relevância” para continuar a “dar vida às lojas e cativar mais clientes” para o comércio local. “Esse trabalho já é feito pelos lojistas, mas queremos estar ao lado deles nesse esforço”, afirmou a vereadora, garantindo que “se o feed back é bom, temos de continuar a investir em mais iniciativas junto do comércio local”.
Refira-se que os primeiros prémios do concurso “Faça Compras no Comércio Local – Cá Compra, Cá Fica”, no valor de 500 euros, 400 euros e 300 euros, respetivamente, vão ser desdobrados em vouchers de compras no valor de 100 euros.
Já os prémios do concurso “Montras de Natal” revertem em publicidade paga nos órgãos de comunicação social local à escolha.