A partir de hoje, o uso de telemóvel vai estar condicionado aos alunos até ao 6.º ano do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. Antecipando-se à própria tutela, o AEOH decidiu avançar com a proibição da utilização de telemóveis até ao 6º ano de escolaridade já este ano letivo. Segundo o diretor do AEOH, Carlos Carvalheira ‘’a medida pode vir a ser alargada até ao 9º ano’’.
A proibição foi comunicada à comunidade escolar no final do último ano letivo e representa, para Carlos Carvalheira, ‘’uma boa medida para salvaguardar a mente dos jovens que está tão sobrecarregada com o uso das tecnologias’’.
O Governo , na passada quarta-feira, recomendou a proibição da utilização de telemóveis no recinto escolar para o 1.º e 2.º ciclos de escolaridade. Quanto ao 3º. Ciclo o Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, indicou que não há advertência para a proibição dos ‘smartphones’ nas escolas, mas de medidas que limitem o seu uso neste espaço, onde ‘’aí entra a autonomia da escola’’, declarou.
Nesta matéria, o Agrupamento de Escolas antecipou-se mesmo ao Governo, tendo comunicado esta decisão aos pais, já no final do ano letivo’’, salientou Carlos Carvalheira.
Para o diretor do Agrupamento ‘’o objetivo é ter alunos mais felizes e saudáveis no que diz respeito a socialização, por isso é uma medida em benefício dos alunos’’ e ‘’não uma penalização’’, sustentou. A adoção desta restrição vai ao encontro dos ‘’muitos estudos que dizem que a utilização excessiva do telemóvel inibe as crianças’’ fez ainda notar.
As atividades letivas no AEOH começaram já esta segunda-feira, dia 16 de setembro, data em que entrou em vigor esta medida.
texto: Sofia Alexandra Gomes