A aprovação por unanimidade do Relatório de Gestão e Contas de 2020 apresentado na Assembleia Geral da ADEPTOLIVA – Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional nos Concelhos de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil exibiu a continuidade de uma gestão eficiente e rigorosa, com um resultado financeiro excelente, no valor de 365.372,05€, confirmado pelo presidente, Daniel Costa, como “o melhor resultado líquido de sempre obtido por esta Associação”. No ano de 2020, a EPTOLIVA voltou a superar todos os objetivos traçados, conseguindo “mais uma vez, atingir um marco histórico com a entrada do maior número de novos alunos nesta escola”.
Daniel Costa iniciou a reunião fazendo o resumo da atividade anual da EPTOLIVA destacando, também, algumas das ações estratégicas exercidas nos últimos 7 anos da sua presidência, e que trouxeram à EPTOLIVA a sua sustentabilidade financeira e pedagógica, com uma significativa melhoria nos seus índices de desempenho e o reconhecimento engrandecido nos cerca de 80 prémios nacionais e internacionais conquistados por esta escola. Outro marco importante é a comemoração dos 30 Anos da EPTOLIVA a decorrer durante este ano de 2021, que, como disse o presidente da ADEPTOLIVA, “é o ponto de viragem e de especial enfoque no futuro da EPTOLIVA para a próxima década. A transição digital e energética, os novos paradigmas da Educação e a perspetiva de novas realidades para os alunos e professores, requerem uma rápida e eficaz requalificação, readaptação e capacitação de recursos materiais e humanos para garantir que continuamos a ser uma escola à frente do seu tempo. Este é o desígnio 30.30, refletir os 30 anos da EPTOLIVA e preparar a nova década, na expectativa de em 2030, sermos uma escola totalmente diferente”.
E foi neste sentido que a Assembleia Geral aprovou a entrada de 30 novos promotores e a maior oferta formativa de cursos profissionais a funcionar no triénio de 2021-2024, alicerçada nas necessidades e preferências dos alunos, das famílias e do tecido institucional, abrangendo áreas profissionais adequadas à realidade futura e empresarial da região, como: Manutenção Industrial/Eletromecânica; Mecatrónica Automóvel; Eletrónica, Automação e Comando; Gestão e Programação de Sistemas Informáticos; Turismo; Recursos Florestais; Gestão do Ambiente; Proteção Civil; Design; Desporto; Auxiliar de Saúde e Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade.
A excelência e a qualidade da formação profissional expressa no Relatório de 2020, bem como as linhas estratégicas já delineadas para os próximos anos, mereceram o reconhecimento unanime dos promotores com a aprovação e aclamação do voto de louvor proposto por Artur Correia, Sócio-Gerente da empresa Socorreias, enquanto Miguel Ventura, presidente da ADIBER manifestou o seu orgulho em integrar a assembleia de promotores da EPTOLIVA e a satisfação pelo sucesso e importância que escola tem vindo a conquistar no território. Também Artur Abreu, presidente da ARCIAL, manifestou o seu contentamento pelo trilho de sucesso percorrido nos últimos 7 anos, desejando que este trabalho possa ser continuado no futuro. Orgulho e admiração foi também o sentimento manifestado pela Representante de Docentes, Helena Raimundo, referindo-se à EPTOLIVA como a escola que sabe antecipar o futuro.
Designando a EPTOLIVA como a “Escola de Famílias”, Graça Silva, Vereadora da Educação do Município de Oliveira do Hospital, enalteceu o trabalho dinâmico e de proximidade exercido junto da comunidade e do tecido empresarial, referindo-se a Daniel Costa, como a “força motriz” desta escola “cujo trabalho exercido sob a sua presidência, tão bem tem sabido divulgar o nome de Oliveira do Hospital e deste território”.
José Francisco Rolo, na qualidade de presidente desta assembleia, propôs um voto de louvor ao trabalho de excelência desenvolvido na EPTOLIVA, referindo-se a esta como “Escola inclusiva que envolve alunos, famílias, empresas, docentes e não docentes, com cultura de organização, de inovação, de risco e de sucesso, orientada para a capacitação profissional e para os valores éticos e morais ao serviço da região”, concluindo que “a EPTOLIVA é uma marca efetiva e de valor do ensino profissional de qualidade, assumindo-se, por isso, como marca da região e do país.
Daniel Costa qualificou com orgulho o desempenho da EPTOLIVA nestes últimos anos e reiterou o seu agradecimento a todos os colegas que o acompanharam na direção da ADEPTOLIVA e EPTOLIVA, bem como a todos os alunos, Pais, Docentes e Não docentes que contribuíram para o sucesso deste mandato. Um agradecimento especial foi também feito aos Promotores e naturalmente aos Municípios associados da ADEPTOLIVA, Oliveira do Hospital e Tábua, nas pessoas dos seus respetivos Presidentes, Prof. José Carlos Alexandrino e Sr. Mário Loureiro“.