Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital participou no Parlamento dos Jovens

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida quer aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, quer aos alunos do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.

A Assembleia da República, através da Equipa Parlamento dos Jovens, assegura a coordenação geral da execução do programa, em parceria com outras entidades, entre as quais o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Este programa tem por objetivo promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pela participação cívica e pelo debate de temas de atualidade, levando-os ainda a compreender o sistema eleitoral e parlamentar português.

Como tem sido habitual desde há muitos anos, a Escola Secundária/Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital participou nesta atividade. Desde o início do ano letivo que alunos e professores responsáveis se dedicaram com entusiasmo à preparação de todas as fases do processo – divulgação da iniciativa, que neste ano letivo tem como tema “40 Anos da Constituição da República Portuguesa e do Poder Autárquico – a que temos, a que queremos, desafios ao poder local, formação das listas, elaboração das respetivas medidas e sua fundamentação, campanha eleitoral, eleições, sessão escolar, em que participaram 3 listas e que teve lugar no dia 20 de janeiro. Esta sessão foi muito participada, tendo todos defendido com muito entusiasmo as respetivas medidas e culminou com a eleição dos alunos Michael Nunes e João Duarte como deputados efetivos e André Gonçalves como suplente. A presidente da mesa da sessão escolar, Carolina Soares, participou no dia 15 de fevereiro num casting para a seleção dos elementos que constituiriam a mesa da sessão distrital, tendo sido escolhida e exercido brilhantemente o cargo de vice-presidente.

A sessão distrital teve lugar no dia 7 de março e na mesa da sessão de abertura estiveram presentes o Deputado da Assembleia da República, Pedro Coimbra, a Delegada Regional da Direção Regional dos Estabelecimentos Escolares do Centro, Cristina Oliveira, a Diretora Regional do Centro do Instituto Português do Desporto e Juventude, Catarina Durão e o jovem presidente da Sessão Distrital, João Gonçalves, da Escola Básica e Secundária José Falcão – Miranda do Corvo.

Na sessão estiveram presentes 18 escolas (36 deputados efetivos e 18 suplentes). Mais uma vez os alunos da Escola Secundária de Oliveira do Hospital tiveram um excelente desempenho: os jovens deputados referidos anteriormente desempenharam as suas funções de uma forma muito entusiasmada e empenhada, pelo que foram escolhidos pelos seus pares para representarem o círculo eleitoral de Coimbra na sessão nacional, que terá lugar em Lisboa, na Assembleia da República, nos dias 8 e 9 de maio de 2017. Foram ainda escolhidos os deputados da Escola Secundária de Arganil e da Escola Secundária D. Maria. O Projeto de Recomendação da nossa Escola foi também o mais votado e é este, que, depois de ser sujeito a algumas propostas de alteração, de eliminação e de aditamento, irá ser defendido pelos jovens deputados do círculo eleitoral de Coimbra na sessão nacional.

Também a aluna Carolina Soares teve uma excelente prestação como vice-presidente da mesa da sessão distrital.

A Cerâmica Arganilense foi palco da sessão distrital do Básico do Parlamento dos Jovens, no dia 6 de março. O espaço, adaptado para o evento, ofereceu excelentes condições para os trabalhos e para os momentos de lazer.

O nosso agrupamento fez-se representar pelas alunas Inês Brás, da Escola Secundária, Maria Inês Fonseca, da Escola da Cordinha e Mariana Mendes, da Escola de Lagares da Beira.

De manhã esteve presente a deputada Fátima Ramos a dar início aos trabalhos. A assembleia estava constituída: 67 deputados de 17 escolas, em que 51 eram deputados efetivos e 16 suplentes.

O tema em debate: Os jovens e a Constituição – tens uma palavra a dizer, foi amplamente discutido por todos e contou com inúmeras intervenções. As nossas alunas estiveram muito ativas no debate.

No período da tarde, seguiram-se as várias votações: das medidas a levar à sessão nacional, dos deputados e do porta-voz que representarão o círculo de Coimbra e do tema a sugerir para a edição do próximo ano. A nossa escola contribuiu com algumas ideias para o Projeto de Recomendação, mas as nossas alunas, estreantes nestas lides, não conseguiram ser eleitas, ficando a escola como primeira suplente. Adoraram a experiência e certamente voltarão a participar na próxima edição.

A estes jovens os nossos parabéns e o nosso agradecimento por tão bem representarem o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

Fátima Couceiro e Luísa Azêdo – Clube Europeu

Exit mobile version