Eleita “Aldeia dos Sonhos 2020”, a Carvalha – pequena aldeia da União de Freguesias de Penalva de Alva e São Sebastião da Feira, no município de Oliveira do Hospital – prepara-se para concretizar um desejo comum dos seus habitantes.
A “Aldeia dos Sonhos” é um programa promovido e organizado pela Fundação INATEL, dirigido a aldeias com menos de cem residentes permanentes. A candidatura da Carvalha a Aldeia dos Sonhos 2020 foi apresentada pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital tendo sido entregue o galardão desta 7.ª edição da iniciativa no âmbito da Gala Social INATEL 2020, que decorreu em outubro do mesmo ano.
Estando agora reunidas as condições para que esta Aldeia de Sonho viva uma experiência diferente, a equipa dinamizadora do projeto da Fundação INATEL esteve na Carvalha onde participou numa reunião com a população da aldeia e que foi acompanhada pela vereadora do Turismo, Graça Silva e pelo presidente da União de Freguesias, Rui Coelho.
A sessão de trabalho teve como objetivo a recolha dos diferentes sonhos apresentados pela população, encontrando-se o denominador comum que irá pautar a visita que será preparada pela Fundação INATEL. A concretização do sonho deverá acontecer, durante um fim de semana, no próximo mês de maio, numa viagem que promete ser inesquecível para a cerca de meia centena de moradores na aldeia da Carvalha.
Como assinala a vereadora Graça Silva, é a segunda vez que este programa, dinamizado desde 2014, contempla uma aldeia do município de Oliveira do Hospital. Recorde-se que em 2017, Rio de Mel, na freguesia de S. Gião, também foi eleita uma “Aldeia dos Sonhos” após candidatura apresentada pela Câmara Municipal. Realça ainda que este prémio constitui uma valorização das aldeias enquanto marca e destino turístico do concelho oliveirense.
A Carvalha é uma pequena aldeia pertencente à União de Freguesias de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira, concelho de Oliveira do Hospital, na encosta da Serra do Açor. Localizada na encosta sobranceira do rio Alva, intitulada de ‘Aldeia Miradouro’, com uma arquitetura vernácula de grande interesse, encontra-se perfeitamente enquadrada pela beleza da floresta envolvente, sendo a espécie predominante o castanheiro, através da qual se formaram belos soutos, característica que lhe confere diferentes tonalidades consoante a estação do ano. Intimamente ligada à atividade agrícola, a aldeia da Carvalha distingue-se pelas vivências distintas e únicas espelhadas na Festa do Cambeiro de São João Batista que, ainda hoje, é dinamizada anualmente pelas gentes locais e que mereceu a atenção por parte da organização deste galardão.
Com a “Aldeia dos Sonhos” a Fundação INATEL pretende oferecer experiências de carácter turístico, cultural e desportivo que os beneficiários entendam como fazendo parte de um conjunto de vivências a que não têm ou nunca tiveram acesso. Para além de proporcionar a vivência de momentos únicos e inesquecíveis de alegria e partilha aos habitantes constitui também um contributo para a salvaguarda do nosso património histórico e cultural, conferindo notoriedade cultural e turística à vencedora “Aldeia dos Sonhos”, nomeadamente no âmbito do planeamento de visitas turísticas a realizar no âmbito da atividade da fundação.