Feira Regional de Oliveira do Hospital tem como novidade o bilhete geral económico para tentar atrair mais público.
A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital quer conquistar pelo menos mais 20 mil visitantes à edição deste ano da EXPOH, que arranca no próximo dia 30, no parque do Mandanelho.
O objetivo está traçado e foi ontem tornado público numa conferência de imprensa que serviu para o lançamento oficial da Feira, que contou com a presença dos “Anjos”, uma das bandas nacionais que vai passar pelo palco principal do Mandanelho, entre 30 de julho e 7 de agosto.
Deixando claro que esta é uma feira assumidamente regional, contrariamente à feira do Queijo, que já ganhou dimensão nacional, o presidente da Câmara, José Carlos Alexandrino, garante ainda assim que o objetivo é continuar a crescer na região da Beira Serra e concelhos limítrofes, tornando-a no maior certame de verão desta região. Para isso, a autarquia decidiu lançar, pela primeira vez, um bilhete geral, no valor de 10 euros, precisamente para atrair mais público à EXPOH, subindo a fasquia de 35/40 mil visitantes registada em anos anteriores, para mais 20 mil. “Há aqui um desafio claro que é fazer com que mais pessoas possam ir ao parque, porque temos bilhetes a preços bastante populares”, afirmou o edil, assumindo não ter a ambição de ter uma feira de dimensão nacional, como já acontece com a feira do queijo, em março, mas um certame de caráter regional, virado sobretudo para o público dos concelhos da Beira Serra.
Com mais dias de exposição que em 2015, ano em que a feira foi encurtada para cinco dias, o presidente do executivo considera que a edição deste ano surge com um cartaz também “mais equilibrado” que em anos anteriores, descolando-se um pouco da chamada música “pimba” e apostando mais em bandas para um público mais jovem. “Queríamos um cartaz que fosse para todos os gostos, todas as idades e achamos que este ano vamos conseguir agradar a todos”, entende o edil, para quem este certame é sobretudo um local de encontro e reencontro de oliveirenses, pois “não é uma feira para nichos de pessoas, é uma feira que se faz para o público”.
Dividida entre aquilo que é o espaço de exposição do tecido económico, social e institucional e o espaço de animação, a edição deste ano da EXPOH volta a estar “totalmente preenchida”. “A Feira está cheia até ao máximo da sua capacidade”, garante o diretor executivo da EXPOH, Francisco Rodrigues, não tendo dúvidas que a edição deste ano vai voltar a ser um sucesso, nas suas várias vertentes. “O tal ponto de encontro começa logo à entrada onde se encontra a componente gastronómica”, explica o diretor da Feira, garantindo que as atividades e entidades mais “representativas” do concelho vão marcar novamente presença num certame, que de ano para ano, se vem afirmando pelo “profissionalismo” quer na vertente expositiva, quer na vertente de animação.
Com um cartaz recheado de bandas de renome nacional, a vereadora da Cultura, Graça Silva, realça ainda a restante animação da feira, quer no palco “2” junto à restauração, que como é habitual, vai trazer de novo a este espaço o trabalho de muitos grupos musicais do concelho, como a presença no palco “3” de conhecidos DJ´s oliveirenses, que voltam também a animar e a prolongar as noites no parque do Mandanelho.
Além disso, a vereadora sublinhou ainda a realização do concurso “made in Oliveira do Hospital” – “Soltem Talentos”, que já vai na 5ª edição, e que é igualmente um momento de revelação de artistas locais. Para os “Anjos” que estiveram no lançamento da EXPOH 2016, este é acima de tudo o regresso a um palco onde já tinham sido felizes há 17 anos atrás, e onde prometem agora dar o “melhor espetáculo de sempre”, até porque “estão aqui reunidos todos os ingredientes para que esta seja uma grande festa”, afirmaram.