“Viver África” promove intercâmbio cultural.
A comunidade de estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) que frequenta a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) comemora, nos dias 25 e 26 de maio, o Dia Internacional de África. Através da iniciativa “Viver África” serão dinamizadas diversas atividades que visam a divulgação da diversidade cultural africana, contando com o apoio do Município de Oliveira do Hospital e da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, no âmbito do programa “Oliveira do Hospital, a Friendly Municipality”.
Na sexta-feira, em que se assinala a efeméride, será dinamizado um jantar, no refeitório da ESTGOH, com a gastronomia africana no centro das atenções, nomeadamente os pratos mais conhecidos de S. Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Guiné Bissau. Já no dia seguinte, depois de uma tarde desportiva com a realização de um torneio de futebol no Pavilhão Municipal, seguido de convívio no parque da cidade; os estudantes convidam a população para participar na festa temática “Ritmos Quentes”. Terá lugar no Mercado Municipal, a partir das 22H00, aberto como Mercado Noturno, com animação musical a cargo de vários DJ’s, com gastronomia, dança e música tradicionais destes países.
Adler Vera Cuz e Marionel Nascimento, alunos da ESTGOH e representantes da organização do evento “Viver África”, explicam que o objetivo da iniciativa é “a comemoração do Dia Internacional de África promovendo-a no concelho de Oliveira do Hospital para que fique a conhecer a nossa cultura. Queremos também transmitir o calor humano do povo africano aos oliveirenses, nomeadamente depois dos momentos difíceis que o concelho atravessou”.
São mais de cinco dezenas de estudantes dos PALOP que estudam na ESTGOH, provenientes de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e S. Tomé e Príncipe, e que têm nesta iniciativa um momento de intercâmbio cultural que contribui para o estreitar de laços com os oliveirenses, ao mesmo tempo que valoriza o ensino superior. “Queremos transmitir a nossa energia, a nossa dança, a nossa cultura”, sublinham estes jovens estudantes que desafiam os oliveirenses a participar ativamente nestas atividades, nos próximos dias 25 e 26 de maio. De referir ainda que, irão ser responsáveis pela dinamização de um showcooking de “Iguarias Africanas”, no dia inaugural da Feira do Livro, pelas 11H30, no dia 27 de maio.