Alunos da ESTGOH passam a ter transportes gratuitos no próximo ano letivo

Medida pretende ser mais um reforço ao investimento na área da educação.

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital acaba de alargar a isenção de pagamento de transportes escolares aos alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão.

A medida, proposta pela vereadora da educação, Graça Silva, pretende ser “mais um reforço daquele que consideramos o maior pilar em termos das nossas opções políticas”, afirmou, ontem, na reunião pública do executivo camarário, enquanto justificava a sua proposta.

Com aplicação prática já no próximo ano letivo, a medida, que abrange todos os níveis de ensino – do primeiro ciclo ao secundário, vai agora beneficiar os estudantes do ensino superior nas suas deslocações entre casa e a escola, na cidade de Oliveira do Hospital. Além de ser mais um reforço no investimento feito na área da educação, a vereadora considera que esta isenção é também sinónimo da “importância” que a ESTGOH “tem para este executivo”.

A aplaudir a proposta da vereadora do pelouro da educação esteve o presidente da Câmara Municipal que lembra que este “era o único nível de ensino” no concelho que não estava contemplado com esta isenção no pagamento dos transportes. “O secundário já tinha este apoio, embora isso não seja da competência da Câmara Municipal”, fez notar José Carlos Alexandrino acreditando que com esta medida, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão possa também “aliciar mais alunos”.

Além disso, como há uma notória falta de quartos para os alunos se instalarem na cidade, o autarca está convencido que isto permite que os alunos possam arrendar casa nas freguesias da periferia da Oliveira, sem qualquer custo acrescido em termos de transporte, uma vez que este passa a ser gratuito. “Há falta de quartos na cidade, tem havido muitas dificuldades e isto facilita a vida a estes alunos” constata o edil, que ao isentar os alunos da ESTGOH do pagamento nos transportes públicos pretende aumentar a “mobilidade” destes para outras localidades que não apenas a cidade, já que em Oliveira há falta de alojamento para quem vem de fora estudar para a Escola Superior de Tecnologia e Gestão. “Penso que é uma medida que tem um bom alcance”, concluiu o edil, preparando-se para apoiar os alunos da ESTGOH com transportes grátis.

Exit mobile version