Feira do Ensino Superior decorreu durante o dia de ontem na sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.
Mais de 18 entidades, entre universidades, politécnicos e forças armadas estiveram ontem representadas na Feira do Ensino Superior que decorreu na sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, com o objetivo de dar a conhecer aos alunos, sobretudo aos finalistas do 12º ano, as diferentes ofertas de ensino e saídas profissionais.
A organização foi da associação de estudantes em parceria com a direção do Agrupamento, que preparou esta iniciativa, precisamente, tendo em vista esclarecer os alunos sobre o percurso que querem seguir após concluírem o ensino secundário. “Nós esperamos que estejam aqui as respostas que os alunos procuram, e para isso é que temos aqui representadas várias universidades e um leque o mais variado possível de entidades, para que possam clarificar as dúvidas dos nossos colegas”, afirma o representante dos estudantes, Sebastião Borges, constatando que muitos dos estudantes que estão prestes a terminar o secundário ainda não têm uma ideia clara do que querem seguir no futuro.
Uma ideia que é partilhada pelo presidente do Agrupamento de Escolas, Carlos Carvalheira, que tem vindo a verificar que, apesar de “chegados a esta idade”, os alunos mostram ainda “uma grande indefinição relativamente àquilo que querem para o seu futuro”. “E esta é uma oportunidade que têm de conhecer os cursos, as instituições, e as localidades que vão de encontro às suas expectativas”, considera, chamando a atenção para a importância da divulgação da oferta, nesta idades, de modo a que possam escolher “ a melhor solução para o futuro”.
“Temos um universo de 120 alunos que está a terminar o 12 º ano a quem pretendemos ajudar a definir o futuro profissional e temos também para os alunos do 9º ano algumas opções ao nível do ensino profissional”, referiu o presidente do Agrupamento, para quem os alunos “devem fazer as escolhas dentro daquilo que são as suas expectativas”, independentemente de em Oliveira do Hospital existir ensino superior e ensino profissional de referência.
A visita à feira contou ainda com a presença do presidente da Câmara e dos vereadores da educação e desporto, que felicitaram o Agrupamento pela realização desta iniciativa, dirigida ao público finalista.