A freguesia de Alvoco das Várzeas celebra, pela primeira vez, o Dia da Freguesia de Alvoco das Várzeas no dia 30 de novembro, domingo. Uma data que ”une e soleniza a comunidade em torno do seu padroeiro, Santo André” e que conta com um programa ”completo, memorável e diversificado que valoriza a história, o mérito e a identidade desta freguesia no concelho de Oliveira do Hospital”, conforme informa nota de imprensa enviada pela Junta de Freguesia (JF).
O dia começa às 9h00 com a receção aos convidados, no Espaço Cooperativa Cowork @Aldeias de Montanha da localidade. Na escola primária e na biblioteca da aldeia, às 09h45, é aberta a Sessão Solene, conduzida pelo secretário da JF, João Miguel Pais. “Este dia é uma celebração do que somos enquanto comunidade – um momento para honrar o passado, as nossas gentes, a nossa identidade e construir o futuro para um território que tem apresentado dinamismo e novas marcas”, afirma o secretário.
Às 10h15, ”personalidades de destaque” vão intervir, entre as quais os deputados da Assembleia da República João Almeida, do CDS-PP, e Maurício Marques, do PSD, acompanhados pelos representantes locais, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, o presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, a presidente da Assembleia de Freguesia de Alvoco das Várzeas, Andreia Mendes e o recém- eleito presidente da Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra, Carlos Magalhães.
O documento Fontes de Alvoco das Várzeas: Ecos da Água, Vozes de um Passado, um trabalho que ”reflete sobre a memória coletiva e as fontes de água da freguesia, como testemunhos vivos de tempos antigos”, é apresentado às 11h00. O ex-presidente da Junta de Alvoco das Várzeas, José Augusto Tavares, é o criador do documento e orador principal. Para João Miguel Pais, Fontes de Alvoco das Várzeas: Ecos da Água, Vozes de um Passado ”é um tributo à ligação íntima de Alvoco com a natureza e à história que moldou a nossa comunidade. Preservar esta memória é garantir que a nossa identidade perdure no futuro. Este documento será uma base de suporte para um futuro projeto que valorizará, ainda mais, a Freguesia de Alvoco das Várzeas”.
As Medalhas de Mérito e de Honra são atribuídas às 11h30. A intervenção inicial desta premiação cabe à presidente do Conselho da Medalha da Freguesia de Alvoco das Várzeas, Carolina Mendes. A Medalha de Mérito do ano de 2024 é entregue ao António Andrade Fontes, ”reconhecido por um percurso de vida que enriqueceu a comunidade em vários sectores”. Já a Medalha de Honra do ano de 2024 é atribuída à Prof.ª Dra. Maria João da Silva Baila Madeira Antunes, antiga juíza do Tribunal Constitucional, ”pelo seu impacto académico e pela ligação contínua à freguesia. “É com profundo orgulho que celebramos o mérito e a dedicação destas personalidades, que tanto dignificam Alvoco das Várzeas”, salienta a presidente da JF, Cátia Alves.
Às 13h30 há Almoço Comunitário no Salão do Edifício Social do Centro de Recreio e Convívio de Alvoco das Várzeas (CERCAV). O tesoureiro da JF, Luís Pereira, sublinha que ”este almoço não é apenas uma refeição, mas um símbolo do espírito solidário e de união que caracteriza a nossa terra.”
Durante a tarde, às 14h30, têm lugar atividades desportivas e culturais dinamizadas pelas associações locais que são seguidas por um concerto, às 16h00, do grupo alvocense de cantares Da Nossa Aldeia, da jovem oliveirense Sofia Fonseca e do Coral Quecofónico do Cifrão, a Tuna da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. O encerramento do evento, às 18h30, é marcado por um lanche comunitário.
“Mais uma ‘nova marca’ em Alvoco das Várzeas que é sinónimo de história, cultura e comunidade. Este dia é dedicado a todos os que fazem parte desta freguesia e nos ajudam a crescer juntos”, destaca Cátia Alves, que deixa ainda o convite para a celebração do Dia da Freguesia a todos ”aqueles que gostam, sentem e vivem Alvoco das Várzeas”.