O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, assinou nesta terça-feira, 3 de dezembro, o auto de consignação que vai permitir dotar o Antiteatro e o Fórum Romano de Bobadela, em Oliveira do Hospital, de melhores condições ao nível da iluminação pública do espaço, segundo o comunicado da autarquia.
A obra surge no âmbito do Contrato-Programa – Reparação dos Danos Provocados pelas Cheias e Inundações, ocorridas nos meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023 em Oliveira do Hospital, e representa um investimento total superior a 95 mil euros, financiado pelo Governo através da Direção Geral das Autarquias Locais (DGAL).
A empreitada, a executar pela empresa José António J. Brito – Eletricidade e Climatizações, Lda., vai permitir a substituição de 70 luminárias do Fórum Romano e 57 do Anfiteatro Romano de Bobadela. Esta alteração vai ter impacto na tecnologia de iluminação a utilizar com a substituição das atuais luminárias encastradas de lâmpadas de filamento por novas luminárias LED.
Os trabalhos, com início ainda no decorrer deste mês de dezembro, têm um prazo de execução de sessenta dias e não alteram o âmbito das empreitadas executadas nos anos de 2004 e 2005, de remodelação e valorização do Fórum da Bobadela, e nos anos de 2007 e 2008, de Conservação, Restauro e Beneficiação das Condições de visita das Ruínas Romanas da Bobadela – Anfiteatro Romano da Bobadela.
Segundo José Francisco Rolo, “a principal ideia” desta requalificação “prende-se com o facto de todo aquele espaço histórico necessitar de uma intervenção ao nível da eficiência energética e investimento em iluminação em volta em torno do conjunto arquitetónico” que estrutura a Bobadela Romana.
Por outro lado, acrescenta o edil, no final desta intervenção, “não só a estética do espaço fica melhorada” como, também, “as questões de segurança” para a circulação das pessoas “ficam melhor asseguradas” com todo o espaço melhor iluminado, “uma vez que se trata de um local que é habitado” e que também “é espaço de visitação” de centenas de turistas ao longo do ano.
No momento da assinatura do auto de consignação, a vereadora da Cultura e do Turismo da Câmara Municipal, Graça Brito, referiu que “há muito que reclamava por esta obra” no património de Oliveira do Hospital, que é Monumento Nacional. Graça Brito referiu ainda que na substituição da iluminação “vai ser tida em conta” a cor das luzes, amarelo e branco quente, seguindo, assim, as exigências da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).