Na próxima sexta-feira, 27 de janeiro, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital acolhe a apresentação do livro “É Possível”, de Rui Bernardino e Cláudia Cambraia. A sessão tem início às 21 horas.
“É possível” é um livro de 108 páginas que relata episódios verídicos, mais ou menos caricatos, de um percurso de vida desde o nascimento até aos dias de hoje. Um livro onde se partilha a alegria e a tristeza em que a personagem principal é Rui Bernardino, dotado de uma personalidade forte, que revela a forma muito própria como vem lidando com uma vida condicionada pela cadeira de rodas. O livro destaca os pilares principais deste percurso: o tio Tó, também portador de ataxia de Friedreich e a principal referência do Rui, Miguel Abrantes, o melhor e fiel amigo até aos dias de hoje, e a esposa Michelly Abreu.
Apresenta-se como um livro inspirador onde mostra que ser feliz só depende da nossa atitude, além de motivar todos os leitores a encontrarem o que de melhor têm para dar aos outros.
Rui Bernardino padece de uma ataxia de Friedreich (doença degenerativa, que limita progressivamente as capacidades motoras) que o prendeu a uma cadeira de rodas quando tinha apenas vinte anos de idade. Mora atualmente em Coimbra com a esposa e a filha mas até aos 30 anos residiu em Lagares da Beira, concelho de Oliveira do Hospital, onde foi dono de um café e salão de jogos e de uma loja de desporto. Jogar xadrez é um dos seus grandes hobbies.