O recém criado Arquivo Municipal de Oliveira do Hospital, é fruto da vontade do executivo, presidido por José Carlos Alexandrino, com a preocupação de assegurar a preservação da memória material do concelho de Oliveira do Hospital.
Este é um espaço que arquiva, diariamente, a documentação proveniente do normal funcionamento dos serviços camarários acolhendo, também, documentos que são testemunhos da História do concelho. Aberto a doações vindas da comunidade, a equipa do Arquivo desafia os munícipes a cederem documentos para enriquecimento do acervo desta recente vertente do Arquivo Municipal de Oliveira do Hospital, o qual procederá à conservação e catalogação dos espólios entregues, garantindo desta forma a sua preservação.
O Arquivo Municipal alberga, ainda, o Guardianus Museu Digital do Património Imaterial de Oliveira do Hospital, lançado no passado a 7 de outubro de 2019, no âmbito das comemorações do Feriado Municipal. O Guardianus, que ficará alojado na página da internet do município,será enriquecido através de uma recolha exaustiva do património imaterial do concelho (por exemplo, através de filmes, fotos, entrevistas, e outros suportes) abrangendo temáticas como a etnografia, a gastronomia, entre outros saberes tradicionais.
Na foto, a Vereadora da Cultura, Graça Silva, com um livro datado de 1582, cuja limpeza e conservação foi realizada pela equipa do Arquivo Municipal.