São mais de seis dezenas as peças que compõem mais um Mega Presépio na localidade de Gramaços, mesmo às portas da cidade de Oliveira do Hospital. A iniciativa é da Associação Desportiva de Gramaços que, este ano, surpreende com novas imagens em tamanho real.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Mega Presépio está localizado no palco natural da localidade, num terreno da família Vaz Patto, não deixando indiferentes os residentes e os que, nesta quadra visitam Gramaços. Este ano, o presépio está ainda mais grandioso. Às peças de madeira feitas pela própria Associação Desportiva, juntou-se um conjunto de peças em fibra, em tamanho real, que recriam o nascimento do menino Jesus.
Telmo Costa presidente da coletividade adianta que o presépio visa “alimentar a época natalícia” na localidade, e tem associado um “cariz educativo e cultural” que ”engrandece” e puxa” pelo nome da aldeia. O responsável destaca a “beleza” do local onde o presépio está instalado, assim como das novas peças em fibra. Porém, tem a referir que o objetivo é de manter a “nossa marca, das nossas imagens feitas por nós”.
O Mega Presépio de Gramaços é já um atrativo no concelho de Oliveira do Hospital, beneficiando este ano de uma paragem do Comboio de Natal que, até 31 de dezembro, percorre as ruas da cidade e arredores. Telmo Costa não esconde a ambição de fazer de Gramaços uma aldeia Natal, porém admite que para que isso aconteça “são preciso muitos apoios”.
O Mega Presépio surpreende pela beleza das peças, mas é sobretudo à noite que ganha mais brilho com a iluminação. Ano após ano, a organização espera atrair cada vez mais visitantes ao Mega Presépio. Nesta iniciativa, a Associação Desportiva de Gramaços conta com o apoio da União de Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços e do Município de Oliveira do Hospital.