Num gesto de solidariedade, a Associação “Atos de Mudança”, com sede em Lisboa, deslocou-se no final do mês de novembro a Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, para oferecer 85 cabras a criadores da freguesia que perderam os seus animais no incêndio de 15 de outubro.
A par da “calamidade” que se instalou no concelho, a Associação mobilizou esforços para a angariação de verbas, na ordem de cinco mil euros, para a compra dos animais. Para Luísa Chaves, da Atos de Mudança este foi um “sonho tornado realidade”, por ser esta uma forma de ajudar o concelho a “renascer”. “Trazendo vida”, notou.
Em Travanca de Lagos, a equipa da “Atos de Mudança” descarregou 83 cabras e dois bodes, que, segundo o presidente da Junta de Freguesia, são suficientes para repor os animais perdidos. Espera também que possam ser repostas as ovelhas que se perderam no incêndio. “Houve pessoas a quem morreram muitos animais. Enterrei rebanhos inteiros logo a seguir ao fogo, no dia 18 de outubro”, contou António Soares.
O gesto da Atos de Mudança mereceu o agradecimento do presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, que juntamente com outras ajudas ajudam a “minimizar as perdas da população”. José Carlos Alexandrino lembra que, só no concelho “arderam cinco mil animais”. Para o autarca todas as ajudas são bem vindas diante do avolumar de problemas com que se depara diariamente. Espera, no dia 11 de março, por ocasião da Feira do Queijo, fazer um agradecimento público a todas as pessoas e entidades, com a realização de um almoço solidário, em que marcará presença o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.