O presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, assinou esta segunda-feira, dia 21 de outubro, o auto de consignação da empreitada que vai requalificar totalmente os balneários do Estádio Municipal e criar uma área social, num investimento total de um milhão e 28 mil euros, dos quais cerca de 450 mil euros são financiados ao abrigo de um contrato-programa celebrado entre a Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL) e a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, segundo o comunicado de imprensa enviado.
A empreitada da “Requalificação do Estádio Municipal de Oliveira do Hospital”, nesta primeira fase, contempla a construção de novos balneários, de uma zona de estacionamento no espaço adjacente aos mesmos, de uma nova área social, como também de um novo espaço exterior de acesso às bancadas já existente, devidamente adaptado ao nível das acessibilidades. A criação de três novos pisos, gabinetes de apoio, área técnica de equipamentos, zona de acesso público com bar e copa e uma área administrativa também estão compreendidas na requalificação do Estádio.
Para José Francisco Rolo, este investimento “resulta do diálogo e de boa articulação” com o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH), principal utilizador do espaço e o clube responsável pela formação desportiva de centenas de crianças e jovens no concelho. ”Existe aqui um aspeto muito meritório, uma vez que estamos perante um clube que está a crescer e a ganhar uma dimensão crescente e onde existe uma componente formativa assinalável”, salientou. “Obrigatoriamente que o papel do Município é melhorar, qualificar e valorizar esta infraestrutura. Contudo, esta intervenção também é uma forma de reconhecer o trabalho de voluntariado e de dedicação e é uma sincera homenagem a todos que durante anos e anos se têm dedicado a este clube”.
O presidente da Câmara Municipal acrescentou ainda que o executivo que preside “não perdeu a ideia” da construção de um novo complexo desportivo em Oliveira do Hospital. De acordo com o autarca, “Há várias opções de terrenos em avaliação. Gostaríamos que a localização desta infraestrutura ficasse situada perto da cidade”.
Esta é uma obra “necessária e ambicionada há muitos anos”, para o vereador com o pelouro do Desporto da Câmara Municipal. As condições dos balneários “estão completamente desadequadas”, admite Nuno Ribeiro. É com satisfação que vê o arranque desta intervenção que, depois de concluída, “irá certamente dar resposta às necessidades que atualmente as competições desportivas exigem e proporcionar melhor condições para todos os utilizadores, em especial os nossos jovens atletas”.
O presidente do FCOH, Mário Brito, referiu que “o clube, os jovens e todos aqueles que aqui trabalham merecem esta obra” e que “ver o esforço” da Câmara Municipal para essa concretização “tem sido fundamental para que seja possível executar um trabalho mais qualificativo, do qual vai beneficiar toda a comunidade”.
O Estádio Municipal, cuja obra de modernização é executada pela empresa MSF – Manuel Silva & Filho, Lda. num prazo de um ano, mantém-se operacional devido à instalação de contentores, a juntar àqueles já existentes, da propriedade da Câmara Municipal.
Sofia Alexandra Gomes, jornalista estagiária