Oliveira do Hospital volta a “investir” no Orçamento Participativo Jovem e Programa “Férias + Solidárias”.
A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital fez saber que vai continuar a apoiar um conjunto de políticas viradas para a juventude e para o associativismo juvenil, nomeadamente o Orçamento Participativo Jovem (OPJ), cujo objetivo é colher contributos para a realização de alguns projetos considerados prioritários, por esta “faixa etária” da população, no concelho.
Uma iniciativa do Conselho Municipal de Juventude que o Município oliveirense não quer “deixar cair” em 2014, disponibilizando para tal, uma verba de 25 mil euros para a concretização da proposta vencedora. “O Município pretende com isto renovar algumas medidas que já vêm do passado e que, pese embora algumas restrições financeiras, não gostaríamos de deixar cair”, fez notar, ontem numa conferência de imprensa, o vereador do pelouro da Juventude, Nuno Ribeiro, que, tendo e conta os montantes envolvidos no orçamento de 2013, não escondeu ter sido posta em causa a continuidade do projeto para este ano. Refira-se que o ano passado a proposta vencedora foi apresentada pela Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) que propôs a remodelação da fachada da escola bem como uma intervenção na zona do bar e cantina.
Tendo em consideração a importância da participação dos jovens oliveirenses na vida e nas decisões politicas para o concelho, a autarquia decidiu, assim, voltar a investir no Orçamento Jovem, cuja entrega das propostas vai estar disponível até ao dia 13 de julho. Durante o próximo mês, todos os jovens que tenham idade entre os 16 e os 35 anos, naturais ou a residir em Oliveira do Hospital, podem participar nesta iniciativa a título pessoal ou como representantes de uma organização, propondo ideias “exequíveis” nas mais diversas áreas, desde que fundamentem bem os seus objetivos, os destinatários, bem como os benefícios para a população.
Após a entrega das propostas, o que poderá ser feito diretamente no balcão único da Câmara Municipal, na Assembleia Participativa que entretanto se irá realizar no próximo dia 4 de julho, ou via mail e CTT, as ideias serão avaliadas por uma Comissão Técnica de Análise que verificará se as propostas estão de acordo com as normas de funcionamento do OPJ, sendo posteriormente postas à votação no decorrer do mês de outubro, podendo ser votadas, apenas por jovens, através da página on line da Câmara Municipal. A proposta vencedora será apresentada publicamente sendo depois integrada no Orçamento Municipal para ser concretizada pelo executivo. (leia mais na edição impressa)