A Biblioteca Pública Municipal de Oliveira do Hospital (BMOH) dispõe, desde o final de agosto, de oito novos equipamentos informáticos para usufruto da população, ‘’aptos para dar resposta às atuais exigências tecnológicas’’, segundo a nota de imprensa enviada ao Folha do Centro.
Os oito novos equipamentos da BMOH são de utilização gratuita, que incluem webcams, auscultadores e microfone, estão instalados nas áreas infantojuvenil e de adultos e, segundo o Município de Oliveira do Hospital, ‘’tornam aquele espaço mais moderno e eficiente.
Para o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, o Município está ‘’a acompanhar a transição digital e a contribuir para o desenvolvimento das competências de literacia dos cidadãos, uma vez que, assim, é possível oferecer mais e melhores condições para a realização de trabalhos digitais, entre outras funcionalidades’’. ‘’Estes novos equipamentos proporcionam uma vasta gama de recursos online e uma experiência de trabalho e de pesquisa de conteúdos mais enriquecedora”, afirma.
A aquisição dos novos computadores da BMOH resulta de um investimento financiado na totalidade pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e resulta de um contrato entre o Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC) e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC). Além da renovação dos equipamentos, o contrato inclui também a compra de um serviço de agregador de catálogos que vai permitir o acesso único e a pesquisa centralizada aos catálogos das dezanove bibliotecas que compõem a Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Coimbra.
Para a vereadora com os pelouros da Educação e da Cultura, Graça Brito, responsável pelas bibliotecas municipais de Oliveira do Hospital, ‘’esta nova oferta acrescenta capacidade de resposta a um local que é de todos e para todos e transforma a nossa biblioteca num centro mais dinâmico e mais atrativo e com maior capacidade perante as exigências tecnológicas atuais”.
Fotografia da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital
Sofia Alexandra Gomes, jornalista estagiária