A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinala, no dia 10 de junho, o seu oitavo aniversário. As comemorações têm início às 15H00 com a apresentação do livro “Philomela, o Canto do Rouxinol” de Filomena Custódio.
A obra, editada pela Cosmos, é um conto poético com ilustrações da autora “de amor e dor da Mulher com o par que lhe foi destinado desde o início da humanidade, o Homem”. Filomena Custódio, nascida em Santarém em 1936, é licenciada em História pela Universidade Clássica de Lisboa, tendo ainda formação na área do Ensino Primário e da Pintura. Professora com vasta experiência de docência em Portugal, Angola e Cabo Verde, dedicou-se também à cultura escolar, pintura, teatro, dança e vídeo. Editou e coordenou livros sobre variados temas, nomeadamente na sua área de experiência, a História, mas também antologias de poesia da sua terra natal e é artista plástica há mais de meio século com várias exposições individuais e coletivas por todo o mundo.
A tarde comemorativa de mais um aniversário da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital – cuja inauguração do novo espaço aconteceu a 10 de junho de 2011 – fica completa com a divulgação dos Melhores Leitores bem como com um simbólico agradecimento aos Amigos da Biblioteca.
O dia festivo culminará com o 5.º Encontro Concelhio de Filarmónicas, no Jardim Oliveira Mano, a partir das 17H00.
Espaço privilegiado de contacto com o público de todas as idades, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital dinamiza mensalmente, ao longo do ano, diversas iniciativas de promoção da educação e lazer em torno da leitura e do livro, direcionadas aos públicos de diferentes faixas etárias. Espaço público destinado à formação da comunidade e aberto a todos quantos a queiram visitar, acolhe atividades diárias com crianças e exposições todos os meses, bem como apresentações de livros e sessões de promoção da leitura, entre outras.