A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinala, no dia 10 de junho, o seu décimo aniversário. A sessão comemorativa, decorrerá nas instalações da biblioteca a partir das 15H30, cumprindo com as orientações da DGS em vigor.
Para além da apresentação de um vídeo com as inúmeras atividades desenvolvidas nesta última década serão divulgados e premiados, à semelhança dos anos transatos, os Melhores Leitores deste equipamento municipal. Em jeito de agradecimento serão também agraciados os colaboradores, institucionais ou em nome individual, bem como os voluntários da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital e que têm contribuído para a construção destes 10 anos de história do novo espaço inaugurado a 10 de junho de 2011.
Espaço privilegiado de contacto com o público de todas as idades, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital dinamiza mensalmente, ao longo do ano, diversas iniciativas de promoção da educação e lazer em torno da leitura e do livro, direcionadas aos públicos de diferentes faixas etárias. Espaço público destinado à formação da comunidade e aberto a todos quantos a queiram visitar, acolhe atividades diárias com crianças e exposições todos os meses, bem como apresentações de livros e sessões de promoção da leitura, entre outras.
Como assinala Graça Silva, vereadora da Cultura do Município de Oliveira do Hospital, a biblioteca tem e é um espaço de cultura privilegiado, com portas abertas a todo o tipo de público. As atividades promovidas focam-se essencialmente no público infanto-juvenil mas dinamizam-se muitas outras direcionadas para todas as faixas etárias. É um espaço que soube atualizar-se aos tempos atuais pautados pela pandemia e que têm obrigado a estabelecer outras formas de contacto com os seus diferentes públicos.
Integrado do 10.º aniversário da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, já no Café Central, a partir das 16H30, será inaugurada a exposição “Urban Sketchers de Oliveira do Hospital – desenhos e pinturas do concelho” e o lançamento de um livro homónimo da exposição.
A tarde culmina com o concerto “respirAR” de Hélder Bruno, no mesmo local às 17H30, nome do ciclo de concertos que este compositor, pianista e musicólogo apresentará ao longo do verão. Segundo o compositor, a designação e o conceito dos concertos foram instigados pelo contexto pandémico que o mundo atravessa, que nos limitou enquanto seres humanos a liberdade de circular, a liberdade de usufruir, a liberdade de “respirAR”.
Os concertos decorrerão em ambientes feéricos, que possibilitem uma sintonia entre a paisagem e a música indieclassical de Hélder Bruno. Os concertos contam com o apoio do programa de financiamento às artes «Garantir Cultura» e dos municípios que acolheram este ciclo. A produção está a cargo da empresa Cherry Blossom.