A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (AHBVOH) celebrou mais um aniversário, desta vez com a chegada e com o anúncio de novos investimentos, nomeadamente a aquisição das novas ambulâncias elétricas que representam um investimento de cerca de 200 mil euros. Na sessão solene, o presidente da Direção, Arménio Tavares avançou ainda que a AHBVOH vai também apostar na colocação de “mais módulos fotovoltaicos de auto consumo”, num valor estimado em 60 mil euros.
Em dia de festa do corpo de bombeiros, em que o trabalho do comandante Emídio Camacho foi elogiado pela “eficácia e empenhamento”, Arménio Tavares falou também do projeto do Museu da Associação Humanitária que ficará localizado num terreno contíguo ao quartel, num espaço oferecido pela Câmara Municipal, junto ao cemitério velho e confinante com a sede da corporação.
O comandante Emídio Camacho destacou, por sua vez, a disponibilidade de todo o corpo de bombeiros para “qualquer situação” e chamou a atenção para a necessidade de um “plano de reequipamento que permita ter recursos modernos, seguros e eficientes, dotados de tecnologia atualizada”, afirmou, referindo-se nomeadamente à idade do parque de viaturas de combate a incêndios rurais. “As nossas viaturas têm mais de 20 anos de trabalho, desgaste, empenhamento e dedicação. Estamos abertos à comunidade para prestar apoio cívico e público. Precisamos de apoios”, alertou o comandante que destacou o empenho e dedicação do corpo de bombeiros, que conta com cerca de uma centena de operacionais.
Na sessão onde marcaram presença vários representantes da proteção civil da região, o presidente do Município de Oliveira do Hospital sublinhou o apoio dado às duas corporações de bombeiros do concelho, e a disponibilidade para assim continuar no futuro.
“Somos hoje um dos concelhos do país que mais investe nas corporações. O executivo a que presido já atribuiu cerca de 900 mil Euros às duas corporações”, referiu José Francisco Rolo, anunciando também a criação de “um grupo de trabalho” com o objetivo de preparar uma proposta de apoio ao voluntariado, com vista a incentivar os jovens a aderir aos corpos de bombeiros, explicando que os bombeiros voluntários já beneficiam de algumas regalias sociais, e “brevemente serão anunciadas novas medidas”.
Foram atribuídas as seguintes distinções:
Prémio Manuel dos Santos Gouveia Serra
Bombeiro de 1ª: Tiago Alexandre Cabral Alves
Medalhas de Serviços Distintos (Monitoras):
Maria Adelaide Abrantes Borges
Maria da Luz Silva Correia Rocha
Gorete Sofia Pereira Lopes Garcia
Sara Filipa Martinho Marques
Medalha de Serviços Distintos / Grau Cobre:
Diana Rafaela Marques Ferreira
Medalha de Dedicação e Altruísmo:
Rui Paulo Almeida Lameira
Ângelo Miguel Raposo Martins
Nuno José Duarte Costa