A celebrar esta semana o primeiro centenário, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, através da sua secção juvenil, conseguiu angariar largas centenas de bens alimentares, produtos de higiene, medicamentos e agasalhos para ajuda aos refugiados da guerra na Ucrânia.
Ao todo, a secção juvenil dos BVOH conseguiu recolher 25 paletes de material, que foi enviado esta semana, para um centro de recolha em Cascais, que está a ser coordenado pelos serviços de Proteção Civil da Câmara Municipal.
Os bens doados pelos oliveirenses encheram um mini “TIR”, cedido pelos empresários Irmãos Gonçalves, que asseguraram, de forma gratuita, o transporte até aquela plataforma logística. “Foi uma operação muito bem sucedida, o povo de Oliveira do Hospital é sempre muito hospitaleiro e solidário e mostrou isso mais uma vez”, fez notar o comandante dos BVOH, Emídio Camacho, que realça o envolvimento da secção juvenil nesta iniciativa.
“Eles organizaram-se e contactaram a embaixada da Ucrânia em Portugal para saber que tipo de bens é que eram mais necessários e difundiram essa informação pela população”, conta o comandante, informando que o destino do material angariado é a Roménia e a Polónia, por serem os países que estão a concentrar mais deslocados da guerra na vizinha Ucrânia.
Na semana em que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital celebra 100 anos de vida, Emídio Camacho considera que iniciativas como esta fazem jus aos princípios que estiveram na génese da sua criação e que continuam a estar bem presentes no dia a dia da instituição, assente nos valores do voluntariado, da solidariedade e ajuda ao próximo.
Até ao próximo domingo, a AHBVOH está a celebrar de diversas formas o seu primeiro centenário, com o ponto alto marcado para a tradicional sessão solene comemorativa e que é também um momento de homenagear mulheres e homens que vêm contribuindo para o engrandecimento da instituição.