A juntar às muitas valências do Parque do Mandanelho, o maior “pulmão” da cidade dispõe agora de uma cabine de leitura.
O espaço que é uma parceria com a Fundação Altice, foi ontem inaugurado pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e representantes da conhecida empresa de telecomunicações, e pretende ser mais um projeto para a promoção do livro e da leitura.
Adaptada a partir de uma antiga cabine telefónica, a nova cabine de leitura, em vez do velhinho aparelho de voz fixa, dispõe de uma pequena biblioteca com literatura variada e para todas as faixas etárias.
Para o presidente do Município oliveirense, José Francisco Rolo, que enalteceu a relação de parceria com a Altice em diferentes momentos da vida do concelho, não há dúvidas que este este é um pequeno gesto, mas “luminoso”. “É um espaço que traz cultura, traz literatura, traz memória, é um espaço de partilha e de convívio entre as pessoas”, afirmou o edil, entendendo que Oliveira do Hospital fica “claramente valorizado” com esta iniciativa. “Só há cidades com cultura e com acesso à cultura”, sublinhou.
Esta é a 45ª cabine de leitura inaugurada pela Fundação Altice no país, e vem cumprir um dos pilares da atuação da Altice no que diz respeito à responsabilidade social e de proximidade com as populações. “A ideia é promover a cidadania, e promover uma ação tão nobre como é a leitura e o desenvolvimento da cultura”, referiu ainda o responsável da Altice, Pedro Marques, julgando que este é também um projeto que vai contribuir para dinamizar “este bonito Parque do Mandanelho”.
(em actualização)