O espaço será cedido a título de arrendamento à empresa de telecomunicações francesa, que já confirmou a abertura a 3 de outubro na cidade de Oliveira do Hospital.
Já está definida a localização do futuro “Call Center” da Altice que irá abrir em Oliveira do Hospital, no próximo dia 3 de outubro.
O espaço multiusos do Mercado Municipal foi o local escolhido pela multinacional francesa de telecomunicações para instalar o novo centro de apoio ao cliente, preterindo assim um outro espaço disponibilizado pelo Município para o efeito, situado na Zona Industrial da cidade.
A novidade foi avançada ontem pelo presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, em reunião pública do executivo, onde deu nota do protocolo que vai ser assinado entre o Município e a empresa de recrutamento de recursos humanos Randstad para a cedência daquele espaço, propriedade do Município oliveirense, a título de arrendamento. “Virá aqui um contrato de arrendamento, porque eles pagarão uma renda pela utilização daquele espaço”, referiu o edil, adiantando que a Câmara Municipal será responsável por algumas obras de adaptação daquele espaço e ainda pela compra do mobiliário necessário ao funcionamento do futuro “Call Center”.
Alexandrino garante que a opção pelo multiusos não é definitiva, a ideia, no futuro, será encontrar um espaço alternativo, até porque a sala do mercado municipal não comporta 200 funcionários, como a Altice prevê vir a ter em Oliveira do Hospital, pelo que o multiusos servirá apenas para esta fase de arranque da operadora. Alexandrino esclareceu ainda que o acordo com a empresa relativamente ao valor da renda terá em conta o número de postos de trabalho criados, ou seja, irá diminuir à medida que a multinacional das telecomunicações for contratando mais funcionários, até atingir os 200, como está plasmado no protocolo. “Se a Randstad não levar o projeto até à contratação dos 200 trabalhadores, terá de indemnizar a Câmara Municipal na proporcionalidade dos trabalhadores”, referiu o edil, explicando que a renda do imóvel é estipulada em função do número de postos de trabalho. “Enquanto tiver 100 trabalhadores pagará uma renda, quando chegarem a 150 diminui-se a renda, e quando chegarem aos 200 ou ultrapassarem diminui-se ainda mais a renda”, esclareceu, lembrando que isto tem a ver com o dinheiro que se injeta na economia local.
O “Call Center” da Altice vai arrancar para já com 58 operadores, que tiveram como requisito principal o domínio da língua francesa. Para o presidente da Câmara, o facto deste abrir numa zona central de Oliveira, como é o mercado municipal, vai contribuir para a dinamização daquela área da cidade, embora confesse que gostava de ver um investimento desta natureza na zona industrial da Cordinha, onde foram implantadas as primeiras empresas, já nos seus mandatos.