A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aprovou, em reunião camarária do dia 19 de julho, o fornecimento de refeições escolares ao Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, durante o ano letivo de 2024/2025, no valor de 700 mil euros.
A proposta, apresentada pelo presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, autoriza, no âmbito de Concurso Público, a aquisição de serviços de confeção, fornecimento e transporte de refeições escolares, à empresa Uniself – Sociedade de Restaurantes Públicos e Privados, S.A, no valor total de 681 646, 28 euros.
No âmbito desta contratação, que tem efeitos a partir do dia 2 de setembro de 2024, a Câmara Municipal estima que a quantidade previsível de refeições a fornecer durante o próximo ano letivo seja de 235.096 almoços aos alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.
Note-se que os estabelecimentos da rede pública de escolas de Oliveira do Hospital agrupam mais de 2100 alunos, sendo que destes, mais de cinquenta por cento usufruem do serviço de refeições escolares.
O preço unitário a pagar pelo Encarregado de Educação por cada refeição do aluno é de 1,46 euros, valor estipulado pelo Governo para alunos sem escalão da ASE – Ação Social Escolar ou superiores.
Para os alunos do 2.º escalão, o valor a pagar por cada refeição é de 0,73 euros. As refeições escolares dos alunos inseridos no 1.º escalão não têm qualquer custo associado, sendo as mesmas comparticipadas a cem por cento pelo Município, de acordo com a Ação Social Escolar.
O serviço de refeições escolares prestado pelo Município, refere a vereadora da Educação da Câmara Municipal, Graça Brito, “constitui uma das modalidades de ação social escolar de aplicação geral, destinada a disponibilizar uma alimentação nutricionalmente equilibrada e saudável a todas as crianças e jovens que frequentam os estabelecimentos de educação e ensino da rede pública” de Oliveira do Hospital.
Para garantir um serviço de excelência, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, à semelhança dos anos anteriores, vai manter online o formulário a ser preenchido semanalmente, a fim de ser controlada a qualidade das refeições junto da empresa contratualizada.
Graça Brito reforça a importância “de uma colaboração ativa por parte de todos os envolvidos”, para que este serviço se mantenha de qualidade, “pois é por todos reconhecida a importância de uma boa alimentação para as crianças e jovens”.