Caminhada solidária junta centenas de pessoas

Cerca de 650 participantes na iniciativa “mOHve-te pelos Outros – Caminhada Solidária” contribuíram para a elaboração de um gigante Laço Azul Humano, ao final da manhã de 22 de abril, no Largo Ribeiro do Amaral.

Inserida nas comemorações do 25 de Abril em Oliveira do Hospital, a iniciativa esteve associada à Campanha do Laço Azul dinamizada pela Cáritas, sensibilizando para a Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, que se assinala ao longo do mês de abril.

Foi igualmente associada à recolha de fundos para a Associação Médicos do Mundo – organização não governamental que, desde 2007, vem desafiando as comunidades a organizarem corridas, marchas ou caminhadas, com o objetivo de angariar fundos para apoiar as populações mais vulneráveis de Norte a Sul do nosso país. Na edição deste ano, que decorre sob o tema “Educação para a Cidadania Global”, os participantes foram desafiados a contribuir com a doação de 1 euro para esta causa.

Esta iniciativa foi uma organização da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital –  com o envolvimento dos pelouros do Desporto, da Educação e da Ação Social – em parceria com a EPTOLIVA e com o envolvimento de várias entidades que participaram ativamente e que contribuíram para a enorme moldura humana que hoje preencheu o centro da cidade.

Além do público em geral que se associou à atividade, participaram professores e alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (pré-escolar, 1.º e 2.º CEB), EPTOLIVA, ESTGOH e da Universidade Sénior; utentes da ARCIAL e da Santa Casa da Misericórdia de Galizes; Cáritas Diocesana de Coimbra e GNR. Também o Centro Escolar de Nogueira do Cravo se associou a esta iniciativa elaborando, nas suas instalações, um Laço Azul com a participação dos seus alunos que frequentam o pré-escola e o 1.º CEB.

Como sublinha Nuno Ribeiro, vereador do Desporto e da Juventude, este foi “um evento integrador que sensibilizou para a problemática dos maus-tratos na infância”, reunindo alunos e utentes de várias entidades concelhias e cidadãos, aliando a “o desporto e a educação à solidariedade”. De mãos dadas proporcionaram uma iniciativa que, na sua opinião “ajuda a formar integralmente os nossos jovens e a contribuir para a construção de uma cidadania global”.

Exit mobile version