É o maior investimento público alguma vez realizado no concelho de Oliveira do Hospital, são cerca de 6,5 milhões de euros e vai abrir as portas no próximo dia 13, no arranque do novo ano letivo, albergando todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços.
Ao todo, são cerca de meia centena de alunos que vão frequentar o novo equipamento escolar que é do mais moderno que existe na região. A obra lançada ainda durante o mandato de José Carlos Alexandrino foi concretizada já pelo seu sucessor José Francisco Rolo que responde a um anseio antigo da comunidade educativa relativamente ao 1º ciclo, colocando-o finalmente todo a leccionar no mesmo espaço, ao mesmo tempo que liberta a Escola do 1º Ciclo de Oliveira do Hospital para a ESTGOH, que irá avançar brevemente com novas instalações naquele espaço.
Com a capacidade máxima de 484 crianças, o novo Campus Educativo de Oliveira do Hospital, contempla 16 salas de aula do 1º ciclo do ensino básico (EB1) e 4 salas de atividade de educação pré-escolar (Jardim de Infância – JI) um ginásio, um campo de jogos, uma horta pedagógica e espaço exterior com equipamentos e zonas de lazer.
O complexo escolar desenvolve-se num só piso, assentando a sua organização na criação de núcleos funcionais distintos, assegurando o funcionamento individual de cada um, mas permitindo a convivência através de espaços de apoio comuns.
Com o objetivo de reforçar e melhorar a oferta de infraestruturas educativas, garantir o sucesso educativo pelo contributo para a melhoria do sistema educativo e para o combate ao abandono e ao insucesso escolar, o novo equipamento educativo vai ainda ao encontro da nova agenda energética promovendo soluções integradas e medidas de eficiência energética, bem como a eficiência dos edifícios associados aos serviços/equipamentos de utilização coletiva.