A Coligação PSD/CDS-PP “Unidos para Construir o Futuro” veio denunciar e manifestar o seu total repúdio por aquilo que classificou de mais uma “mentira” proferida pelo candidato do Partido Socialista.
Na entrevista concedida à Centro TV e à Folha do Centro, no âmbito das próximas eleições autárquicas, José Francisco Rolo proferiu declarações em que dizia saber que a Coligação tem um estudo de opinião que dá ao Partido Socialista uma clara vitória nas eleições autárquicas do próximo domingo.
Em reação a estas afirmações, a Coligação PSD/CDS -PP considera que “as afirmações proferidas ultrapassam todos os limites da decência cívica e democrática, ainda que o recurso à mentira e à manipulação dos factos seja habitual e recorrente nos candidatos pelo PS”. A Coligação entende que o candidato socialista não tem outra “alternativa” senão provar as suas declarações e disponibilizar aos Oliveirenses essa sondagem. Mais do que isso, adiantam num comunicado enviado à imprensa, “exigia-se (exige-se) ao candidato do PS que tivesse dito (diga) qual foi o instituto de sondagens que realizou o estudo de opinião, qual a dimensão da amostra, qual o intervalo de confiança e qual a margem de erro, sendo que essa omissão é a demonstração clara da tentativa de manipulação que as declarações proferidas contêm e, claro, do descrédito em que o autor dessas declarações se coloca, não deixando quaisquer dúvidas quanto à total ausência de veracidade e de pudor de tais declarações”.
“Nesta Coligação as únicas e verdadeiras sondagens são feitas diariamente, através do contacto popular, pelo que não desperdiça um cêntimo que seja numa sondagem ou em quaisquer outras futilidades que permitam antecipar a tendência do eleitorado oliveirense, porque essa é demonstrada de forma cada vez mais frequente, intensa e em crescendo”, fazem notar, lembrando que isto mesmo “foi confirmado em dois grandes momentos de campanha, com a presença dos dois líderes nacionais dos partidos integrantes desta Coligação no nosso concelho, em dois dias sucessivos, o que acontece pela primeira vez na história do poder local democrático.
E os Oliveirenses foram disso testemunhas e participantes em grande número, no evento com o candidato à Assembleia Municipal e líder nacional do CDS – Partido Popular, Francisco Rodrigues dos Santos, na Sede de Candidatura, que foi pequena para tantas pessoas presentes, e na arruada histórica com o líder do PSD, Rui Rio, pelas ruas da Cidade e com visitas ao comércio local”. “Não se estranha, por isso, a atitude do Partido Socialista e do seu candidato em refugiar-se numa realidade alternativa, manipulada, forjada, para manter desesperadamente uma confiança de vitória que definha a cada dia que passa”, comenta a Coligação.