Desfile do Agrupamento de Escolas deu início aos festejos
O desfile do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital assinalou o arranque dos festejos de carnaval no concelho.
Mais de 1400 pessoas, a maioria crianças deram hoje vida, na manhã de 9 de fevereiro, a mais uma edição do Carnaval do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) alusivo ao tema “Património Cultural”. Reis, rainhas e condes, Domingues Joanes, camponeses, boleiras, estudantes de Coimbra, Amália Rodrigues, Eusébio, galos de Barcelos, sardinhas, queijos Serra da Estrela, ovelhas, pauliteiros e marinheiros e, tantos outros temas, tomaram conta da cidade de Oliveira do Hospital, que voltou a registar uma enchente em mais uma edição do carnaval.
A meio do percurso, Artur Abreu da direção do Agrupamento de Escolas fazia, por isso, um balanço positivo. “Cumpriu mais uma edição do carnaval com muita qualidade”, sendo evidente que o tema geral “foi trabalhado com muita imaginação e muita criatividade”, disse. O responsável destaca a grandeza do evento: “há poucos eventos que juntam 1400 pessoas em simultâneo”, assim como toda a logística associada e só possível de assegurar, nomeadamente ao nível dos transportes, com a colaboração da Câmara Municipal e associações parceiras. Artur Abreu destaca a “vivacidade e alegria” em torno do evento, que escapou à chuva que começou a cair durante a noite e madrugada.
Esta é uma iniciativa acarinhada pelo Município de Oliveira do Hospital. José Carlos Alexandrino confessou-se “deslumbrado” com o desfile. “Está a correr muito bem, depois de tantos momentos de tristeza que temos passado, vale a penas esquecermo-nos do resto”, disse o autarca.
Já no domingo, dia 11 de fevereiro, a alegria do Carnaval tomou conta da freguesia de Seixo da Beira, registando uma boa adesão de visitantes. A acontecer pelo terceiro ano consecutivo, o desfile foi organizado pela Associação PIDS – “Plano de Intervenção e Dinamização da Freguesia de Seixo da Beira, com o apoio da Junta de Freguesia e Município de Oliveira do Hospital. Cerca de 350 pessoas deram vida ao desfile, marcado pelas habituais brincadeiras de carnaval.
Para Margarida Claro, presidente da Junta de Freguesia de Seixo da Beira foi dada a prova de que a freguesia está a renascer. “Apesar de todas as adversidades conseguimos levantar a cabeça, arregaçar as mangas e lançar mãos à obra. As associações e grupos particulares responderam à chamada com empenho e afinco e transformaram o Carnaval Seixo 2018 numa festa incrível”, notou a autarca.
Na tarde de 13 de fevereiro, o Carnaval da Beira Serra animou a vila de Lagares da Beira no concelho de Oliveira do Hospital.
Pese embora a chuva que teimou em marcar presença, os mais de 200 figurantes não arredaram pé e cumpriram mais uma edição do carnaval, que ano após ano ganha maior dimensão no território da Beira Serra. Este ano, nota para a participação de um grupo de Vila do Mato, do concelho de Tábua.
Da sátira ao governo, às falhas de comunicação por ocasião do grande incêndio de outubro, ao renascer do concelho foram vários os temas representados no Carnaval da Beira Serra, com olhar também para a atualidade internacional. A queijeira, o fado e outras recriações também marcaram a iniciativa, onde reinou a boa disposição de grupos de crianças e jovens e figurantes de todas as idades.
A organização foi da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira, que espera consolidar ainda mais a tradição de carnaval, que conta já com várias décadas naquela freguesia do concelho de Oliveira do Hospital.