A Casa da Obra D. Josefina da Fonseca confirmou, ontem ao final do dia, o primeiro caso de Covid-19 na instituição, numa criança que frequenta a sala dos cinco anos do jardim de infância.
Numa comunicação dirigida aos pais, via email, a direção técnica informou que teve “conhecimento de uma criança que frequenta a sala dos 5 anos no Jardim de Infância, que testou positivo à COVID 19”, realçando todavia que “o foco de infeção aconteceu em contexto familiar e não em contexto institucional”.
“A criança já não está na instituição desde a semana passada, e esteve aqui sempre assintomática”, informou ainda a direção, lembrando que ontem mesmo “as funcionárias de sala e a funcionária que colabora nas entradas e saídas, por iniciativa da Instituição, fizeram o teste cujo resultado conhecido, neste momento, foi negativo”.
A Casa da Obra garante ainda estar a seguir as recomendações da autoridade de Saúde Pública local, que aconselhou “a manter a calma de modo a evitar alarmismos, internos e externos e a manter e a incentivar os procedimentos de higiene na Instituição, que temos desde o início da pandemia”.
Além disso, a Saúde Pública aconselhou a instituição “a não fechar a sala em causa e a continuar as atividades e rotinas institucionais e a não alarmar os pais, uma vez que a fonte de contágio foi em meio familiar”, pelo que a instituição deverá continuar a aceitar crianças a menos que estas “estejam doentes com febre, tosse, dificuldade respiratória/dispneia. Se isto acontecer na Instituição ou em casa, dever-se-á contactar a linha de apoio SNS24 (808242424)”.
A direção da Casa da Obra justifica ainda, nesta fase, a informação aos pais de modo “a evitar ruído, boatos e alarmismo”, lembrando, um mais uma vez, que a Instituição tem “evitado ao máximo o cruzamento das salas, desfasando os horários das refeições, das atividades, das idas ao WC” entre outros procedimentos.
“Continuaremos a proceder à higienização pessoal e dos espaços e a ter todos os cuidados com os vossos filhos e adultos que aqui trabalham. Gostaríamos que continuassem a confiar em nós e mais uma vez apelamos à vossa calma, serenidade e sensatez”, pede a direção, na informação enviada aos pais.