Uma “grande conquista” para Oliveira do Hospital, para os profissionais de saúde e sobretudo para os utentes. Foi assim que o presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, se referiu, esta manhã, ao momento que marcou a assinatura do auto de consignação da obra de requalificação e ampliação do Centro de Saúde.
Um investimento de mais de três milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que arranca agora, prevendo-se a sua conclusão dentro de ano e meio. Além da remodelação do atual edifício, o projeto contempla a ampliação e alargamento das atuais instalações, visando nomeadamente criar novos espaços médicos, de enfermagem e administrativos. “Hoje marcamos aqui o início de uma nova era para a qualidade da prestação de cuidados de saúde em Oliveira do Hospital” afirmou o autarca, considerando este “um dia importante” por estar a responder “a uma necessidade da nossa comunidade”.
Mais de 30 anos depois da sua construção, o edifício do Centro de Saúde entra agora em obras de remodelação com “o objetivo de criar melhores condições para os profissionais de saúde, melhores respostas e melhores condições de acolhimento aos utentes”, frisou Francisco Rolo, que não se cansou de sublinhar a importância do investimento. “Encaramos isto como uma grande conquista, como o cumprimento de um objetivo que tínhamos” referiu o edil, acreditando que com estas obras estão “criadas as condições para atrair mais profissionais de saúde para a cidade”, que conta já com uma Unidade de Saúde Familiar (USF), Terras D’Ulvária, mas que não esconde o objetivo de vir a constituir uma segunda USF. “Esta obra contribui decisivamente para a modernização dos serviços públicos essenciais do concelho de Oliveira do Hospital”, garantia ainda o presidente do Município que aproveitou para agradecer “a forma exemplar como decorreu a transição dos serviços”, que agora funcionam provisoriamente na antiga escola do 1º ciclo da cidade.
José Francisco Rolo aproveitou para partilhar ainda outras “conquistas” no domínio da saúde para o concelho que, a partir de hoje, conta com uma nova viatura elétrica ao serviço dos profissionais do Centro de Saúde no âmbito da transferência de competências na área para o Município. A par destes investimentos, o autarca deu também conta de uma outra candidatura ao PRR, no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), para o reequipamento do futuro Centro de Saúde com novos meios auxiliares de diagnóstico, designadamente o novo Raio-X digital. “Tudo isto só faz sentido se estiver orientado para a qualidade dos serviços prestados pelos nossos profissionais” concluiu, a dar o ‘tiro de partida’ para mais um “importante” investimento público no concelho.
Em representação da empresa Joaquim Fernandes Marques esteve Gabriel Fernandes que felicitou o Município por estar a investir na área da saúde, deixando a garantia de trabalhar para “estar aqui daqui a 18 meses para inaugurar a obra”. Também o presidente da União de Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços, António Matias, se congratulou por este investimento no Centro de Saúde, onde de resto é funcionário, lembrando que há muito que o edifício estava “seguro por arames”, “a necessitar de uma intervenção de fundo”.
A deixar claro que “este investimento nada tem a ver com o passado e que é uma conquista do atual executivo”, o presidente da Assembleia Municipal, José Carlos Alexandrino, não deixou de alertar para “a importância de, a par das instalações, se acautelarem os recursos humanos”, aproveitando para reconhecer, apesar das dificuldades, o trabalho dos profissionais de saúde. A saudar o facto de ser uma empresa do concelho a executar a obra, o vereador com o Pelouro da Saúde, Nuno Ribeiro, não tem dúvidas que “esta irá marcar o futuro da saúde no concelho de Oliveira do Hospital”.