Um grupo de 22 adultos recebeu, no passado dia 7 de dezembro, o certificado de competências atribuído pelo Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH). Nove adultos viram as competências reconhecidas ao nível do básico e 13 ao nível do ensino secundário.
A conclusão desta etapa de validação das competências destes adultos foi assinalada numa cerimónia realizada no AEOH, onde ficou vincada a importância do conhecimento e da aprendizagem ao longo da vida.
“Foram capazes de se formar, de fazer algo que viesse enriquecer a vossa formação pessoal”, afirmou o diretor do AEOH, Carlos Carvalheira, defendendo que “ao longo da vida, o nosso conhecimento nunca pode parar”. “Devemos sempre ir evoluindo no adquirir de formação, porque até ao último dia das nossas vidas estamos sempre a aprender”, continuou. Para que tal aconteça, Carlos Carvalheira sabe da responsabilidade que a escola “deve ter” na missão de “ajudar todos aqueles que, por uma razão ou outra, não fizeram a sua formação, mas agora com muito esforço e responsabilidade conseguiram superar-se para que pudessem ter esta formação”. “É para nós um orgulho imenso”, afirmou.
Diante do grupo de 22 alunos recém certificados, o diretor do AEOH destacou a “mais valia” do Centro Qualifica. Defendeu, por isso, que o futuro passará por “continuar a incentivar, cada vez mais, todos a virem até nós e a poderem melhorar os seus conhecimentos”. Notou, para isso, o papel fundamental das Juntas de Freguesia, da Câmara Municipal e de outras instituições no sentido de “poderem motivar e poder fazer ver a todos os habitantes de que é importante melhorarem essas aprendizagens”.
O sentimento de satisfação e de “orgulho” foi também partilhado pelo presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, que assegurou a disponibilidade da Câmara para, em conjunto com o AEOH, continuar a apostar na valorização dos seus cidadãos, como cidadãos capazes, com competências reforçadas. Afinal, como defendeu, a equipa que lidera é das que acredita que “investir no edifício humano, na valorização das pessoas é a obra mais importante”.
A participar na cerimónia via online, Maria João Alves, Chefe de Divisão de Acompanhamento aos Centros Qualifica reconheceu, o trabalho feito pelo Centro Qualifica de Oliveira do Hospital e o percurso de sucesso dos adultos. “É uma conquista o dia de hoje”, considerou, apelando a todos para que “não fiquem por aqui”. “Se conseguiram esta conquista em pandemia, nada vos pode parar”, defendeu.
Na sessão de entrega de certificados aos 22 adultos, o Centro Qualifica assinou dois protocolos, um deles com a Câmara Municipal e o outro com a rede de Bibliotecas Municipais, no sentido de reforçar o investimento na formação de adultos e de dinamização de atividades de promoção da escrita e da leitura, respectivamente.
Na sessão conduzida por Cristina Borges, subdiretora do AEOH e Coordenadora do Centro Qualifica, Carlos Carvalheira prestou reconhecimento ao professor que tem estado sempre ligado ao Centro. “Professor Francisco Henriques muito obrigado por estre trabalho e por tudo o que tem feito”, avançou o diretor do AEOH, alargando o agradecimento a todos os professores envolvidos no Centro Qualifica.
A cerimónia de entrega de certificados contou com momentos musicais, apresentados por alunos do Conservatório, e por momentos de leitura protagonizados por adultos que receberam os seus certificados.