Iniciativa conta com a presença do Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas.
A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), o Fundo Ambiental e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) vão assinar, na próxima quinta-feira, 30 de novembro, um protocolo para a prevenção a propagação do jacinto-de-água no território da CIM-RC. A sessão decorre na Casa do Paço, na Figueira da Foz, pelas 10h00.
Será também apresentado o projeto BioComp_3.0, uma iniciativa que visa valorizar esta espécie invasora após a sua retirada das linhas de água.A sessão de abertura conta com as intervenções de Pedro Santana Lopes, Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Manuel Ângelo Rodrigues, do Politécnico de Bragança, e Helena Teodósio, Vice-Presidente da CIM-RC. João Paulo Catarino, Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, irá encerrar a sessão.
O jacinto-de-água, uma espécie exótica invasora, tornou-se uma preocupação crescente na Região de Coimbra, especialmente no município da Figueira da Foz, que, anualmente, enfrenta diversos impactos nas áreas do rio, marina, porto de pesca e praias, devido à propagação descontrolada desta espécie exótica invasora.
De rápida multiplicação, o jacinto-de-água forma densos tapetes na superfície da água, prejudicando ecossistemas aquáticos e a biodiversidade local, afetando negativamente atividades económicas, como a pesca e o turismo.Depois da apresentação e assinatura deste protocolo, será apresentado o projeto BioComp_3.0, que visa estudar métodos de valorização do jacinto-de-água, após a sua retirada das linhas de água. Este projeto, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, resulta de uma parceria da CIM-RC com o Instituto Politécnico de Bragança e a Escola Agraria de Coimbra, integrando a experiência dos agentes do território com o conhecimento científico.
Após a realização desta sessão, irá decorrer uma visita de campo com uma explicação de ambos os projetos numa linha de água invadida com o jacinto-de-água, no Rio Foja (Maiorca).
Programa:
10h00 – Sessão de Abertura
Presidente da CM Figueira da Foz – Pedro Santana Lopes
Representante do Instituto Politécnico de Bragança – Manuel Ângelo Rodrigues
Vice-Presidente da CIM-RC – Helena Teodósio
10h30 – Apresentação das intervenções a realizar no âmbito do protocolo “Prevenção, controlo do jacinto de água no território da CIM RC”
1º Secretário Executivo da CIM-RC – Jorge Brito
10h45 – Assinatura do protocolo a celebrar entre a CIM RC, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e o Fundo Ambiental
Vice-Presidente da CIM-RC – Helena Teodósio
Diretora Regional do ICNF – Fátima Reis
Representante do Fundo Ambiental – Catarina Pinheiro
11h00 – Apresentação do projeto BioComp_3.0.
Instituto Politécnico de Bragança – Manuel Ângelo Rodrigues
11h15 – Sessão de Encerramento
Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas – João Paulo Catarino
11h45 – Visita de Campo – Rio Foja (Maiorca)
Explicação de ambos os projetos por parte dos parceiros dos projetos numa linha de água invadida com jacinto
13h00 – Encerramento da Visita