No âmbito do projeto europeu de parceria designado “CircLocal” decorreu, ontem e hoje, o 2.º Workshop Inter-regional da rede europeia CircLocal, organizado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) de Região de Coimbra.
A urgência de uma transição para uma economia social e circular está a tornar-se mais evidente e urgente. Nesta transição, todos temos um papel importante a desempenhar. Embora a inovação possa vir das empresas e os novos conhecimentos das universidades, os consumidores podem acelerar a transição, alterando as suas preferências por bens de consumo.
Ao longo das duas sessões, foram apresentadas as seguintes boas práticas no âmbito da Economia Circular:
Circular+ na Região de Coimbra
O projeto Circular+, cofinanciado pelo Fundo Ambiental, foi desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra no âmbito da sua Central de Compras, e teve como objetivo a aquisição de competências e conhecimentos em matéria de economia circular que permitissem à CIM Região de Coimbra e aos municípios que a integram criar massa crítica de conhecimento que permitisse promover e fomentar as melhores práticas nesta matéria.
Centro Geen Deal
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCRDC) falou sobre o projeto Centro Geen Deal, que procura responder aos desafios propostos para a área das compras públicas. Trata-se de uma iniciativa que traz benefícios para a região e para cada um dos participantes envolvidos, não só no que se prende com a dimensão económica envolvida, como no que diz respeito à forma como cada entidade participante se posiciona na região: sustentável, responsável e inovadora.
Costurar Valores
A quantidade de roupa desperdiçada que, por falta de melhor solução, que tem como destino final o aterro ou a incineração, e a necessidade de encontrar uma resposta mais interessante para um recurso tão valioso e que tantos impactos acarreta, na sua produção e transporte, levaram o Município de Arganil a implementar o projeto Costurar Valores. Sensibilizar e demonstrar à comunidade local o potencial de valorização dos tecidos e fomentar a sua reutilização, combater o desperdício e fomentar práticas mais sustentáveis através duma cultura de “reaproveitamento” e disseminar as boas práticas junto da comunidade local, regional e nacional são os objetivos principais deste projeto apoiado pelo Fundo Ambiental.
NetEffiCity
A Virtual Power Solutions abordou o projeto NetEffiCity, que visa implementar um sistema de gestão inteligente e descentralizado de recursos energéticos, adaptado aos consumidores. A ação desenrola-se em comunidades de duas cidades portuguesas, Penela e Alfândega da Fé, aposta na produção distribuída de energia elétrica e flexibilidade das cargas, através de programas de demand response.
Politécnico de Coimbra: de linear a circular
O Politécnico de Coimbra (IPC) faz parte, desde abril de 2019, do projeto Centro Green Deal, desenvolvido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). Nesse sentido, para além das compras públicas circulares realizadas (garrafas de vidro 100% reutilizáveis e recicláveis para a comunidade IPC, “O Jornal Politécnico de Coimbra”, merchandising e outras), dinamizou, também, um curso sobre Compras Públicas Circulares aos trabalhadores dos Serviços de Compras e Aprovisionamento das várias Unidades Orgânicas e Serviços Centrais da Instituição.
Book in Loop e Baby in Loop
A motivação da Loop Company é conceber produtos que façam a diferença na vida das famílias, com impacto na sua saúde, sustentabilidade ambiental e financeira. Para além do seu testemunho relacionado com o Book in Loop e Baby in Loop, a Loop Company apresentou um novo desafio, o LoopOS – The Circular Economy Operating System.
CleanTechBlock
A Universidade de Coimbra deu a conhecer o CleanTechBlock (CTB), um novo bloco de construção em sanduíche com um material de isolamento térmico melhorado – espuma de vidro com propriedades térmicas superiores. Combina uma grande quantidade de materiais residuais na produção, uma utilização mínima de cimento, uma construção mais rápida, uma vida útil prolongada e a plena reciclabilidade dos seus componentes no fim de vida útil.
ForestWISE – Laboratório Colaborativo para Gestão Integrada da Floresta e do Fogo
O ForestWISE tem como objetivo desenvolver atividades de investigação, inovação e transferência de saber e de tecnologia com vista a aumentar a gestão florestal sustentável em Portugal, a competitividade do sector florestal português e reduzir as consequências negativas dos incêndios rurais. Um dos temas de investigação centra-se na mobilização e utilização da biomassa, abastecimento seguro de madeira, operações florestais, logística de emergência, e os novos desafios impulsionados pela economia circular.
Cofinanciado pelo programa COSME, o projeto CircLocal visa a partilha internacional das melhores práticas entre governos locais sobre este assunto, utilizando estas lições para criar roteiros com as partes interessadas locais e para construir uma comunidade internacional sobre economia circular.
Esta rede é liderada pelo Município de Leeuwarden e conta com a parceria da CIM Região de Coimbra, da Startup Europe Regions Network e Novo Mesto.