A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra foi convidada pelo coordenador do Ponto Nacional URBACT da Espanha para participar na Conferência URBACT sobre políticas alimentares para um Desenvolvimento Urbano Sustentável “From farm to city”, que decorreu hoje, na Corunha.
A CIM Região de Coimbra participou enquanto parceiro líder de uma rede URBACT denominada “Food Corridors”, comprometida com o desenho de corredores que facilitam a ligação urbano-rural ao nível alimentar. Esta abordagem promove a geração de ambientes de produção e consumo baseados na sustentabilidade económica, social e ambiental.
A Conferência “From Farm to City” abordou o Programa URBACT, os Programas de Desenvolvimento Urbano Integrado e Sustentável, e as suas ligações específicas com as políticas alimentares urbanas, como o Pacto de Milão e a Declaração de Glasgow sobre Alimentação e Clima.
Este evento está ligado às Rede de Transferência URBACT e à disseminação e capitalização dos seus resultados, bem como aos resultados obtidos pelas diferentes redes URBACT e cidades ligadas a políticas alimentares urbanas sustentáveis, tais como RU:RBAN, Agri-Urban, Diet For a Green Planet, BioCanteens, BeePathNet, Sustainable Food in Urban Communities e Food Corridors.
Todas estas aprendizagens são compiladas no URBACT Knowledge HUB sobre políticas alimentares urbanas sustentáveis Food For Thought (https://urbact.eu/food), que foi apresentado nesta conferência.
A importância das marcas alimentares territoriais
Simultaneamente realizou-se o webinar “Culture, Gastronomy and Territorial Food Brands”, que contou com a presença de Adele Bucella do Programa URBACT, com Tudor Drambarean da cidade de Alba Iulia (Roménia), António Zafra, lead expert do projeto Food Corridors, com Diane Dodd, presidente do IGCAT – International Institute of Gastronomy, Culture, Arts and Tourism, com Paula Silvestre, da CIM Região de Coimbra, Barbara Zmrzlikar, Turismo da Eslovénia e Helena Cvenkel de Agência de Desenvolvimento Regional de Gorenjska (Eslovénia).
Nesta iniciativa, que teve como objetivo refletir sobre como programas como a Região Europeia de Gastronomia e outras iniciativas contribuem para a criação e promoção de marcas alimentares territoriais, a CIM Região de Coimbra sob o mote da Região Europeia da Gastronomia 2021-2022, apresentou o vídeo “Behind the Food Stories”, onde são contadas as estórias por detrás dos produtos, tendo entrevistado Mariana Vaz Patto, da Queijaria dos Lobos (Oliveira do Hospital), José Redondo, produtor do Licor Beirão (Lousã) e Gilda Saraiva, Marnoteira das Salinas da Figueira da Foz.
Ao longo do webinar, foi sempre abordada a temática das marcas alimentares territoriais que podem ser um instrumento eficaz para apoiar a produção local de qualidade baseada em múltiplas colaborações, promover o desenvolvimento socioeconómico ligando as zonas rurais e urbanas, estimulando o posicionamento entre os potenciais consumidores e facilitando a inovação através da criação de novos produtos e experiências.
Foi ainda destacado que, em 2021 e 2022, a Eslovénia e a Região de Coimbra celebram o seu reconhecimento como Regiões Europeias de Gastronomia pelo IGCAT, e que a identidade cultural e marcas alimentares territoriais, políticas alimentares, cadeias curtas de abastecimento alimentar, governação, ou proteção dos recursos ambientais são, entre outros, tópicos centrais da rede Food Corridors, projeto liderado pela CIM Região de Coimbra.