CIM Região de Coimbra reuniu com Ministro das Infraestruturas e da Habitação

Extensão do IC6 esteve em análise

A Direção da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra reuniu, ontem, com o Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e com os Secretários de Estado Adjunto e das Comunicações, Hugo Santos Mendes, e das Infraestruturas, Jorge Delgado, para abordar diversas temáticas importantes para a Região no âmbito dos setores ferroviário, portuário, rodoviário e aeroportuário.

A proposta do Plano Ferroviário Nacional, o Plano Nacional de Investimentos e o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foram temáticas abordadas na reunião.

Durante a reunião ficou clarificada a importância da execução dos projetos que foram excluídos do PRR, nomeadamente a ligação ao IP3 dos concelhos a sul (Variante à EN17, incluindo a ligação ao IP3 e IC6), a EN341 — Alfarelos (EN342)/Taveiro (acesso ao terminal ferroviário de Alfarelos) e o IC6 — Tábua/Folhadosa, com o representante do Governo a garantir que os mesmos vão ser executados com recurso a financiamento nacional, conforme refere a Resolução do Conselho de Ministros n.º 46-A/2021, de 03/05/2021. A CIM Região de Coimbra afirmou que vai continuar a trabalhar, em conjunto com a Infraestruturas de Portugal, para assegurar a execução de todas as vias sinalizadas, que são estruturantes para o território da Região de Coimbra e Região Centro.

A importância dos investimentos na ferrovia e a mobilidade urbana e suave foram, igualmente, matérias abordadas na reunião, tendo a CIM-RC defendido a importância de investimentos nestes domínios para a metropolização da Região de Coimbra.

Desta reunião resultou o compromisso do Ministro Pedro Nuno Santos de que irá acompanhar o cumprimento da execução das opções estabelecidas, tendo ficado desde já estabelecido um conjunto de diligências nesse sentido.

Exit mobile version