O concelho de Oliveira do Hospital recebe este domingo,a oitava edição do Colcurinho Epic Trail, que se desenrola nas freguesias de Aldeia das Dez e Alvoco das Várzeas. Epic Trail (25 km), Mini Colcurinho Trail (13 km) e Caminhada (12km) são as três provas que compõe o evento, que conta já com mais de 250 participantes inscritos. A iniciativa é da organização conjunta do Município de Oliveira do Hospital e do Clube Atlético de Oliveira do Hospital (CAEOH) que garantem que a atividade ‘’vai ser de facto épica’’.
A prova começou a realizar-se em 2015 e desde aí ‘’foi subindo a pulso’’. Na primeira edição registaram-se menos de 100 pessoas, mas este domingo são mais de 250 atletas de todo o país que marcam presença na prova certificada pela Associação de Trail Running Portugal, integrando o circuito nacional de Trail Sprint 2024, e que também integra o circuito distrital de trail da Associação de Atletismo de Coimbra. ‘’Isto é reconhecimento da boa organização do evento’’, salienta o vereador com o pelouro do Desporto, Nuno Ribeiro.
Para o autarca, ‘’o CAOH tem sido parceiro e, este ano, assume de forma mais direta a organização da parte desportiva’’. ‘’Pela forma como têm trabalhado estou 100% confiante de que vai correr tudo bem’’, afirma.
A prova conta com corrida de montanha, trilhos técnicos, estradões, zonas com grande declive e, para este ano, foram aproveitados trilhos já existentes e criados novos. “Estamos preparados para ter mais uma excelente edição, que também promove o turismo de natureza, o nosso concelho e o nosso desporto”, declara o vereador do Desporto.
O diretor do CAOH e coordenador desportivo do Colcurinho Epic Trail, Mário Henriques, a assumir a organização desportiva do evento pela primeira vez, admite que ‘’amedronta a possível falha’’, mas reconhece que também ‘’é um reconhecimento por parte do Município’’.
Segundo Mário Henriques, “não há muitas provas na zona”, mas o concelho “tem condições, obrigação e o dever de fazer uma boa prova”, conclui.
Sofia Alexandra Gomes, jornalista estagiária