Uma condutora ficou gravemente ferida ao embater num javali, na EN 17, no concelho de Arganil.
Segundo a Associação Florestal da Beira Serra – Caule, a condutora, residente em Arganil, “ficou com as duas pernas partidas e com fraturas expostas”, e a viatura em que seguia “foi para a sucata” na sequência de um despiste, provocado pelo embate no javali.
Na sua página de facebook, a Caule mostra-se preocupada com a “proliferação de javalis de forma descontrolada”, que segundo relatam “está a causar danos muito graves às populações que ainda residem no interior, nomeadamente nas aldeias”.
Na mesma publicação, a Associação Florestal faz um apelo às autoridades competentes, nomeadamente ao ICNF -Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, “para que intervenha de imediato no sentido de iniciar processos de controlo desta espécie”.
“Esta semana foi ela, amanhã poderá ser quem lê esta publicação ou um seu familiar”, pode ler-se na publicação feita nas redes sociais, onde dão nota das queixas “recorrentes” dos agricultores no que concerne “à destruição constante das suas culturas”.
“Há inclusivamente relatos destes animais invadirem aldeias, andando nas ruas, entrando em jardins e devastando hortas junto a casas e esta situação não pode continuar”, verificam, prometendo fazer chegar em breve uma petição ao Ministro do Ambiente e à Ministra a Agricultura.