Os autarcas da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra deliberaram, por unanimidade, apoiar a localização do projeto do novo aeroporto em Santarém.
Santarém foi uma das localizações escolhidas no âmbito da avaliação ambiental estratégica do futuro aeroporto, segundo a resolução do Conselho de Ministros.
Os autarcas da Região de Coimbra destacam que se trata de uma localização estratégica que servirá o país e a Região Centro, promovendo o desenvolvimento e potenciando o aumento do turismo, a oferta de emprego, expansão de negócios, entre outros. Além disso, referem, se for em Santarém o investimento será na sua maioria privado, não necessitando de investimento público.
“Trata-se de uma localização diferenciada, mais próxima da Região de Coimbra e que apresenta soluções perfeitamente exequíveis para uma utilização confortável e eficiente pela população de todo o país. Além disso, terá uma influência decisiva na alavancagem e dinamização social e económica da Região”, afirma Emílio Torrão, presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra.
Recorde-se que a necessidade de construção de um novo aeroporto em Portugal, devido à impossibilidade de expansão do aeroporto Humberto Delgado, tem, ao longo do tempo, motivado as mais diversas discussões acerca deste tema.