Depois de em 2016 ter registado um aumento do volume de negócios de 13%.
A Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central quer continuar a crescer em 2017. Depois de ter terminado o ano de 2016 com um aumento do volume de negócios de 13%, acompanhado de investimentos na ordem do meio milhão de euros, a Cooperativa quer manter a curva de crescimento, apostando, este ano, na remodelação da loja agrícola situada na Zona Industrial, de modo a torná-la mais “dinâmica e atraente”.
Para trás fica entretanto um ano de grandes mudanças (2016), que se refletiram sobretudo ao nível do espaço do supermercado, que sofreu obras de fundo, apresentando-se desde há um ano a esta parte, mais funcional, diversificado e com uma imagem de marca também mais moderna e atrativa. Só esta área de negócio da Cooperativa foi responsável por um aumento de 22% do volume de negócio do supermercado. Atualmente o sector do supermercado é responsável por 73% do total de vendas da Cooperativa, cabendo os restantes 27% ao sector agrícola, sendo que 14% corresponde à delegação de Arganil e 13% à Secção Agrícola de Oliveira do Hospital.
Um ano depois da remodelação do supermercado, o presidente da direção da Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central, Luís Vaz Pato, não tem dúvidas que este foi o investimento certo, na hora certa, para devolver à Cooperativa uma quota de mercado que, eventualmente, teria perdido para outros espaços comercias da cidade. E a prova, diz, é que “existiu uma grande afluência ao supermercado após a nossa remodelação”. “Hoje somos competitivos não só em termos de preços, como em termos de qualidade do nosso espaço comercial, já para não falar no tipo de produtos que comercializamos, damos prioridade aos produtos locais”, garante Luís Vaz Pato, lembrando que a Cooperativa compra aproximadamente 70% dos produtos que comercializa a empresas locais e regionais. “Somos um supermercado local que temos no nosso espaço todo o tipo de produtos regionais, desde queijos, requeijões, broa e pão, vinho, azeite, enchidos, entre outros”, refere, fazendo notar que “todos os produtores de queijo que vão estar na feira são nossos associados, e alguns nossos fornecedores”, o que é “bem demonstrativo do apoio que damos à pequena economia local”.
PME “líder” desde 2013, a Cooperativa conta atualmente com 4700 associados, tendo aumentado de 31 para 36 funcionários, em 2016. Depois de um ano marcado por fortes investimentos, que rondaram o meio milhão de euros, a direção da Cooperativa, deverá avançar, este ano, com a remodelação da loja agrícola da zona industrial, de modo a “torná-la mais dinâmica”. Além da área do retalho, a Cooperativa mantém a aposta nos serviços de apoio técnico aos agricultores, fundamentais para a pequena agricultura familiar que caracteriza a região.
Estes e outros dados serão debatidos na próxima assembleia geral, que se realiza no dia 29 deste mês, nas instalações da Zona Industrial da Cooperativa da Beira Central.
O período de apresentação das candidaturas ao Pedido Único (PU), para o ano de 2017, decorrerá entre 1 de março e 15 de maio.
Formulários | Início | Fim |
Pedido Único de Ajudas – Ano 2017 | 01.03.2017 | 15.05.2017 |
Comunicação de Transferências de Direitos e Compromissos | 01.03.2017 | 15.05.2017 |
Pedido de Alterações ao Pedido Único | 16.05.2017 | 31.05.2017 |