A Junta de Freguesia de Lourosa está preocupada com o “aumento substancial do número de casos de Covid-19” na freguesia, nos últimos dias.
Desde o início da pandemia e até meio da semana passada, havia apenas o registo de um caso positivo, ocorrido em abril. No entanto, “e infelizmente acompanhando o cenário que se está a verificar na região e no concelho, nestes dias houve o surgimento de sete novos casos já confirmados, e dois com primeiro teste positivo, e que se encontram a aguardar a realização do teste da zaragatoa”, informa a autarquia, numa publicação na sua página de facebook.
Segundo a mesma comunicação “um dos infetados, e aquele que inspira maiores cuidados, encontra-se internado no Hospital dos Covões, estando sob observação, mas a recuperar bem, embora muito lentamente”.
“Os restantes encontram-se em casa, alguns com ligeiros sintomas, mas em franca recuperação”, pode ler-se na publicação nas redes sociais, que de “forma a evitar especulações” informa ainda que o Presidente da Junta é um dos casos positivos, e que “à semelhança dos demais, encontra-se em isolamento desde a passada quarta-feira, quando teve conhecimento de um caso positivo, com quem houvera contactado”. “Foram testados vários contactos, entre os quais os colaboradores da Freguesia, tendo o resultado dos testes rápidos sido negativo”, referem.
Atendendo à situação que vivemos, a Junta de Freguesia alerta por isso para que “caso tenha sido um contacto próximo de algum dos casos positivos e/ou tenha algum sintoma, não hesite e ligue para a linha de Saúde 24 ou contacte o Presidente da Junta”.
A Junta de Freguesia lembra que “tem estado, desde a primeira hora, ao lado de todos os cidadãos infetados, contactando-os diariamente, prestando, em estreita colaboração com o Município de Oliveira do Hospital e a Autoridade de Saúde, todo o apoio necessário”.
Faz notar que “nesta fase delicada para a vida da Freguesia, mais do que que “criticar”, é altura de “união e de solidariedade” entre todos, porque “hoje estamos todos no mesmo barco”.
Tenha comportamentos responsáveis. Redobre os cuidados. Respeite as medidas de prevenção da Covid-19, são alguns dos conselhos deixados na página de facebook pela Junta de Freguesia de Lourosa que “deseja a todas as pessoas que se encontram infetadas, uma rápida recuperação”.
Refira-se que, além de autarca, José Carlos Marques é também o responsável pela Proteção Civil Municipal de Oliveira do Hospital que tem coordenado todas as ações relacionadas com o combate à pandemia de Covid-19 no concelho oliveirense.